Maravilhoso e criativo vídeo do grupo “The Alan Parsons Project”, que alcançou grande fama e sucesso na década de 80.
A canção “Don’t Answer Me” faz parte do álbum “Ammonia Avenue”, lançado em 1984 pela gravadora Arista Records. O vídeo da canção foi produzido no mesmo ano e é considerado um clássico da época, tendo sido até comparado à grandes produções como “Take On Me”, do trio norueguês A-HA, e “Sledgehammer”, de Peter Gabriel, pelo seu conteúdo criativo e inovador, mesmo para os dias atuais.
O vídeo foi inspirado em “comics” e nos faz relembrar as tiras de quadrinhos de Dick Tracy, detetive e personagem popular na cultura pop norte-americana, criado pelo cartunista Chester Gould em 1931. Em 1990, Warren Beatty dirigiu, produziu e protagonizou o filme Dick Tracy, baseado nos quadrinhos de Chester Gould, e estrelado pelo próprio Beatty como o personagem Dick Tracy, Al Pacino, Dustin Hoffman e Madonna.
Curiosa e coincidentemente, o personagem do vídeo se assemelha muito a Dick Tracy e seu nome é Nick. A revista em quadrinhos chama-se “The Adventures of Nick & Sugar” – As Aventuras de Nick e Sugar.
Todo o vídeo é exibido como se estivéssemos folheando a revista, primeiramente mostrando o personagem Nick entrando em um bar, onde vê sua amada Sugar acompanhada por um personagem bastante grotesco e de aparência agressiva, lembrando um gângster. Sugar demonstra certa repulsa ao acompanhante, que a enche de falsos elogios e fingidas declarações de amor, enquanto insiste em agarrá-la contra sua vontade. Assim que Sugar vê Nick entrando no bar, não consegue disfarçar sua euforia, o que irrita profundamente seu acompanhante que, usando de sua força física, a arrasta para a pista de dança. Nick os observa enquanto toma um drink com sofreguidão e decide deixar o bar. Enquanto dirige seu conversível, Nick imagina, inconformado, o que a sua doce garota estaria fazendo na companhia de um indivíduo tão bruto e de aparência repugnante. Até a Lua no céu parece compartilhar de sua melancolia.
Nick, então, estaciona em uma lanchonete e quando a garçonete se aproxima para anotar o pedido, percebe a tristeza nos olhos de Nick e logo pergunta o que aconteceu. Ele conta que encontrara sua amada Sugar na companhia de outro homem e que seu coração está partido. Ao mesmo tempo em que a garçonete se afasta, um carro estaciona bem ao lado do de Nick. Coincidentemente, o crápula que acompanha sua amada Sugar é quem está ao volante do carro e tenta, novamente, agarrá-la à força, obrigando-a a beijá-lo, mesmo com toda a resistência que ela expressa. Revoltado, Nick sai de seu conversível e arranca o crápula do carro, dando-lhe uma merecida surra por não tratar uma dama com delicadeza e cavalheirismo.
Sugar, mesmo assustada e preocupada, observa a briga dos dois. O crápula está em vantagem fisicamente, e machuca Nick sem dó, que não se dá por vencido e se levanta, dando um golpe certeiro que nocauteia o crápula. Sugar tinha certeza de que Nick sairia vitorioso. Ela então percebe o quanto era bem-tratada por Nick e se sentia segura e protegida na companhia dele.
Finalmente, os apaixonados Nick e Sugar se abraçam e se olham encantados. Em seguida, surge um quadrinho mostrando a banda The Alan Parsons Project cantando a canção em homenagem ao romance de Nick e Sugar, que seguem apaixonados dentro do carro de Nick, sendo observados e celebrados pela Lua no céu, agora expressando alegria.
É quase impossível assistir ao vídeo de “Don’t Answer Me” e não se identificar com a história em quadrinhos, que nos remete a alguma paixão platônica não correspondida ou até a um grande amor de nossas vidas.
Mais um marcante vídeo que reafirma que o cenário musical dos anos 80 foi o melhor que já existiu e as canções românticas da época são incomparáveis e atemporais.
Malu Ignácio |