Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Blondie - Call Me

"Call Me" é uma das músicas mais conhecidas e de maior sucesso de Blondie. Isso se deve, em grande parte, ao fato de ser a musica tema do filme Gigolô Americano, filme também de enorme sucesso. O vídeo da música tem três versões.

A primeira versão foi lançada no mesmo ano do filme, em 1980, e foi dirigida por David Mallet. Esse não foi o único clipe que dirigiu para Blondie e entre os diversos que dirigiu para grandes bandas dos anos 80, alguns dos mais proeminentes são: "Under Pressure" (David Bowie e Queen), "Let's Dance" e "China Girl" (David Bowie), "Eyes Without a Face" (Billy Idol), "Love to Hate You" (Erasure) e "Relax" (Frankie Goes to Hollywood).

Essa primeira versão é uma mistura de vários trechos do clipe de "Dreaming" (lançada no 4º álbum de Blondie, o Eattothe Beat) e alguns trechos do filme Gigolo Americano. As cenas em que Debbie Harry aparece deitada em uma cama redonda com uma roupa azul e em um show foram tiradas de "Dreaming".

 

A segunda versão é do ano seguinte (1981) e foi dirigida por Keith MacMillan. Além de outros vídeos de Blondie também dirigiu vídeos de Pat Benatar e Bananarama. Um pouco sem graça, o clipe todo mostra apenas um taxista dirigindo pelas ruas de Nova York.

Em um depoimento Debbie Harry disse que quando escreveu a música se imaginou dirigindo na costa da Califórnia. Talvez o clipe seja uma analogia ao depoimento, embora a paisagem do trânsito de Nova York não seja tão agradável quanto a paisagem das estradas da Califórnia, rs.

A terceira versão é de 1991 e foi dirigida por Chris Stein, guitarrista da banda. O vídeo mostra Debbie Harry andando pelas ruas de Nova York e também mostra trechos dela na praia.

A segunda versão é a mais sem graça e descartável, a primeira e a terceira são bem legais. Mas a primeira é a melhor, pois contém trechos do filme. E embora a maior parte do vídeo seja composta de partes do clipe de outra música, acho que essas cenas têm muito a ver com o filme também.

De qualquer forma, recomendo as três pois é sempre bom conhecer todas para julgar qual é a melhor.

Natascha Coelho




s