No dia 1ª de agosto de 1981, ia ao ar nos Estados Unidos a MTV, a primeira TV 100% dedicada à exibição de vídeoclipes de música no mundo. Idealizada com o objetivo de fazer com que a experiencia da música não fosse só auditiva, mas também visual, a MTV mudou de vez o mundo musical.
Para deixar claro suas aspirações, o primeiro vídeo exibido pela MTV foi "Video Killed the Radio Star" da banda new wave britânica The Buggles, que decretava "a morte" do rádio a partir daquele momento.
A música fala da preocupação do impacto da tecnologia nas artes e de como ela é recebida pela nova geração, principalmente na música com a chegada de novos instrumentos e equipamentos que alteram o modo de se fazer música.
A lembrança nostálgica do cantor (Trevor Horn), que recorda sua infância ouvindo rádio, se contrapõe com a tecnologia com que a música foi arranjada, pois ela é recheada de sintetizadores e efeitos sonoros super atuais na época.
O vídeoclipe da música é fiel a essa idéia de unir o passado, presente e futuro e começa com uma garotinha sentada na frente de um rádio ouvindo música no passado, de repente o rádio explode e a garotinha é transportada para o presente, num cenário onde o grupo toca já com equipamentos modernos, então aparece uma mulher do futuro sendo trazida através de um tubo plástico. A princípio, a mulher do futuro fica assustada com o presente enquanto a garotinha se encanta com ela, aos poucos a mulher do futuro se solta e acaba curtindo a música e é ai que a mensagem fica clara; todas as épocas tem seu encanto, basta conhece-las.
O clip de "Video Killed the Radio Star" não só foi o primeiro a ser exibido pela MTV como também foi o milionésimo clip exibido pela emissora em fevereiro de 2000. Também foi o primeiro vídeo exibido na estréia do canal MTV Classic no Reino Unido e na Irlanda em 2010.
Lançada como single em 1979, a música chegou a ocupar lugares de destaque nas paradas de vários países pelo mundo, principalmente na Europa. No ano seguinte foi uma das músicas do disco "Living in the Plastic Age". A banda Kraftwerk foi uma das inspirações da visão futurista do disco como foi revelado por um dos integrantes do grupo.
Realmente devemos tirar o chapéu para Jett, pois sempre foi extremamente autêntica e corajosa! Neste clipe elas nos mostra isso muito claramente, pois ataca diretamente as gravadoras, dando nome aos bois.
Esse foi o maior sucesso dos The Buggles que poucos anos depois desfizeram a banda. Trevor Horn, vocalista da banda se tornou um dos maiores produtores da história da música, fundando seu próprio selo independente a ZTT Records, e ainda formou a banda mais experimental da década ao lado do Kraftwerk, o Art of Noise, bandas formada por produtores, arranjadores e técnicos de som, e mesmo que todo esse experimentalismo estava todo ano ganhando prêmios diversos em todo o mundo com melhores videoclipes, melhores efeitos especiais em videoclipe, melhor edição de imagem, tanto no MTV Awards quanto em outras premiações, realmente a banda reunia os melhores editores de som e imagem, e mais uma vez Trevor Horn era reconhecido pela MTV, como no caso do multipremiado videoclipe de Close (to the edit) do Art of Noise.
Impossível falar da MTV sem lembrar das bandas de Trevor Horn, sempre à frente de seu tempo, tanto com o The Buggles tendo a honra de ser o 1o videoclipe exibido na MTV como nas premiações com sua banda The Art of Noise (literalmente "A Arte do Barulho"), e nas bandas que produziu: ABC, Propaganda, Frankie Goes to Hollywood, entre outros. Close (to the edit) do Art of Noise foi até sampleada pelo Prodigy e virou uma das músicas mais famosas do Prodigy (Firestarter) com o sampler do "Hey" da Anne Dudley (a vocalista do Art of Noise, que apesar do sucesso mundial, pouca gente conhece no Brasil, lembrem-se, a MTV ainda não tinha chegado aqui, e a banda era experimental demais para as rádios e TVs brasileiras de 1985). Quando a MTV chegou, a Rita Lee, em seu programa TVLeezão, sempre passava os clipes do Art of Noise dando destaque à produção. Aliás a Rita Lee surprendia em seu programa com bastante synthpop: Eurythmics, Art of Noise, Soft Cell, New Order, Gary Numan, Ultravox, Camouflage etc.
Neste sábado o Autobahn celebra os 38 anos do 1o canal de videoclipes 24 horas por dia, 7 dias por semana com uma festa pra lá de especial com os melhores videoclipes dos anos 80 nos telões da pista mais animada de SP!
Nos vemos lá!