Vamos falar aqui deste clip do The Cure que é totalmente baseado em um livro de Ficção de 1969. No clip podemos perceber a historio que é cantada na música, que faz parte de uma coletânea do The Cure, já que esta música foi lançada apenas como Single em 13 de Outubro de 1981.
Todos que já viram esse clip sabem que é um clip muito sombrio, onde percebemos que uma garota adolescente anda em um prédio muito grande e antigo de uma escola. Ela passa pelos membros da banda, subindo grandes escadas, e é como se ela não estivesse vendo nada. Depois, ela vê uma moça com roupas antigas (que é a mesma atriz – como se ela estivesse se vendo em uma época passada), e esta moça aparece e desaparece de repente... No final, a imagem desta moça aparece em seu lugar, sentada na cadeira da sala de aula..
A letra da música e o clip foram baseados em um livro de nome Homônimo, da autora Britânica Penélope Farmer. Vou comentar sobre a história do livro, que vocês vão entender perfeitamente o que se passa no clip, e o porque do nome da música.
Charlotte é uma garota que começa a freqüentar um colégio interno, onde sua mãe também havia estudado. Da noite pro dia, Charlotte se encontra naquele mesmo local, mas em 1918. Ela fica sabendo de uma garota que estudou lá nesta época chamada Clara. Toda história é contada pela visão da Charlotte, e as duas – Clara e Charlotte – começam a alternar e tomar o lugar uma da outra. Mas, o curioso é que elas nunca se encontram.
Elas se comunicam através de bilhetes que deixam no pé da cama, e todo dia de manhã, elas liam os recados. Charlotte se vê ameaçada de que a outra tome o seu lugar prá sempre, e aí começa o desenrolar do livro.
Então, o lugar ocupado pela Charlotte, ás vezes era ela mesmo em 1968, e às vezes não, era ocupado pela Clara.
Curiosidades do livro: a personagem Charlotte e alguns membros da sua família, já haviam aparecido em 2 livros anteriores dessa autora.
Em 1988, Robert Smith deu uma entrevista onde ele declara que, na época da gravação desta música e dos outros álbuns da época, eles viviam tanto no mundo da ficção criando essas músicas, que ele acredita realmente que perdeu o contato com a realidade.
O autor brasileiro Fábio Fernandes, autor de contos, escreveu um conto também com o nome Charlotte Sometimes, pois se inspirou na música do The Cure, por ser fã do álbum Standing on The Beach, onde ele deixa sub-entendido que a Charlotte é a amante imaginária do personagem principal de sua história.
Vejam o clipe e procurem este livro, que tudo o que se pasosu na cabeça de Robert Smith ficará mais claro, com certeza.
Paully |