“Pictures of You” é uma das canções mais conhecidas do oitavo álbum de estúdio do The Cure, o “Disintegration” lançado em 1989. Há alguns anos atrás, a música foi tambémclassificada como uma das 500 melhores de todos os tempos, de acordo com a revista Rolling Stone.
A letra é excelente e um pouco melancólica, pois diz respeito àsmemórias e arrependimentos de atitudes do passado trazidos à tona por causa das fotografias de uma pessoa amada.
De acordo com algumas fontes, a origem de “Pictures of You” é baseada em um incêndio que aconteceu na casa do vocalista, Robert Smith. Ao vasculhar destroços e achar sua carteira, o artista teria encontrado várias fotografias da sua esposa.
O clipe de “Pictures of You” é singelo quando comparado aos outros do grupo. O vídeo se passa no mesmo cenário o tempo todo e Robert Smith e seus companheiros estão cantando e tocando em meio à neve e palmeiras artificiais.
Ele foi dirigido por Tim Pope que também dirigiu outros clipes da banda, entre eles “Close to Me”, “Lullaby” e “In Between Days”. Timé ainda muito conhecido por ter trabalhado com David Bowie, Men Without Hats, Queen, Soft Cell, além de ter feito filmes e outros comerciais para televisão.
Inicialmente, a banda quis uma atmosfera mais alegre e até pensaram em fazer o videoclipe em uma praia, mas há partes na letra que se referem à neve e ao frio, então optaram por gravar em um lugar onde nevasse bastante, uma cidade na Escócia.
A neve até faz lembrar um pouco a areia no clipe e Tim Pope acrescentou umas palmeiras em meio ao cenário simples para causar essa impressão.
Curiosidades:
- O “urso polar” aparece nos primeiros 40 segundos do vídeo é na verdade um assistente da banda, que topou usar a fantasia para dar mais vida ao cenário;
- Em 2003, a Hewlett-Packard usou “Pictures of You” em um comercial de produtos de fotografia digital.