Vamos falar de um clip do quinteto Inglês, o Duran Duran, que causou um grande impacto na TV e nos países onde ainda existia muita censura. Vamos explicar o porque disso tudo!
Girls on Film foi o 3º. Single da banda, lançado em 13 de Julho de 1981, e chegou em 5o. lugar no UK Single Chart em 25 de Julho.
O vídeo clip foi gravado no mesmo mês pela dupla de diretores Kevin Godley e Lol Creme – que trabalharam com grandes ícones nos 80, como Sting, Culture Club, Asia, Visage, Ultravox, Peter Gabriel, Elton John, etc.
O clip foi filmado no Shepperton Studion, e criou grande euforia no mundo da música, pois foi o primeiro clip de uma banda popular que mostrou um nu completo no início dos anos 80 – mesmo que por alguns segundos - além de insinuações de lesbianismo, e algumas matérias na época até citaram a palavra "Bestialidade" – por causa da cena que uma garota "Cow-Girl" se insinua para um modelo que está representando um cavalo, inclusive montando no mesmo.
O vídeo foi banido pela BBC, e para fazerem a comercialização da música eles tiveram que editar, e criar uma versão beeeeemmmm menor, sem nenhuma cena que chocasse o público. A versão inteira completa é feita em cima da música remixada.
Vamos aos detalhes do que vamos ver neste vídeo.
A música fala especificamente do que as "Garotas" podem fazer diante das Câmeras, e isso tudo é mostrado em um cenário de uma ring de luta. A Banda aparece tocando atrás deste ring, com seu visual totalmente New Romantic, devidamente penteados e maquiados. O vídeo completo mostra toda a preparação para a gravação, deste a montagem do cenário, as modelos chegando e preparando cabelo e maquiagem no camarim, etc.
O som inicial da música tem os "clics" de uma máquina fotográfica da época, que é a mesma que vai imortalizar o que vai se passar neste ring durante o clip.
O som inicial da música tem os "clics" de uma máquina fotográfica da época, que é a mesma que vai imortalizar o que vai se passar neste ring durante o clip.
Eles mostram as seguintes situações:
Uma garota quase nua lutando sumo com um japonês enorme... e ela consegue "acabar" com ele, deixando-o no chão – claro que não é por causa da sua força física.
Em seguida, entra uma massagista com um micro vestido (onde ela é filmada de baixo para cima, para que todos possam ver sua lingerie), e ela faz a massagem para poder levantar o lutador de sumo, e parece que o deixa mais "acabado" ainda!
Depois, uma garota vestida de Cow-Girl entra segurando um modelo moreno quase nu, de fio dental, fingindo ser o seu cavalo. Ela molha uma esponja e esfrega no corpo todo dele, como se estivesse cuidando do seu bichinho.
A próxima é uma modelo que entra com um maiô totalmente fio dental e de salto alto, e finge estar se afogando numa pscininha de plástico para bebês. Um salva-vidas com ócula Ray-Ban fica olhando, e vai salvá-la fazendo respiração boca-a boca, e os 2 começam a agarração totalmente molhados. Quem interpreta aqui o salva-vidas é o vocalista Simon Le Bon. Esta cena termina com o cara totalmente derrubado na pscininha, e a garota sai recuperada.
A última cena mostra 2 garotas, uma loira de maiô de oncinha,e uma morena só de calcinha. As 2 chagam no ring tirando um casaco de peles, e começam a luta na lama. E aí, elas insunuam Tudo! Quando terminam, é jogado nelas um jato de água de mangueira, tirando toda a lama, e uma delas aparece dentro no camarim, totalmente nua, secando seu corpo com um secador.
Todas estas cenas são devidamente fotografadas, para dar o sentido da letra da música.
CURIOSIDADES:
O Duran Duran teve a ousadia de criar um vídeo clip com tanta polêmica por causa da mostra explícita de sexualidade, algumas semanas ANTES do lançamento da MTV nos EUA (aberta oficialmente em NY em 01 de Agosto de 1981).
Portanto, ninguém tinha idéia ainda de como o mercado da música iria aceitar tudo isso. Dá prá entender o que significa o conceito desta banda???