Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Desireless - Voyage Voyage

Nesta semana faremos uma viagem de volta aos anos 80 a bordo da companhia de viagem Desireless. Brincadeira, mas se eu pudesse embarcar na volta ao mundo sugerida pela francesa Claudie Fritsch-Mentrop, jamais voltaria mesmo.

Lançado em dezembro de 1986, o clipe se passa em uma antiga mansão, onde os ocupantes se divertem dançando, namorando, jogando cartas, vivendo o dia-a-dia, enquanto Desireless os convida a viajar pelo mundo, dançando no típico estilo New Romantic, tendo ao fundo imagens dos rios, pântanos, vulcões e desertos de todos os cantos do mundo.

No final todos deixam de lado o que estão fazendo para ficar olhando as paisagens e povos que passam no clipe ao qual assistem, voltando-se para a tela exatamente na hora em que várias pessoas de várias nacionalidades começam a aparecer: os negros, os sikhis (casta indiana) e os amarelos. Afinal de contas, viajar nos leva a conhecer culturas e povos diferentes e essa é a maior riqueza que podemos obter.

O visual da cantora Desireless é incrível. Totalmente New Romantic. Roupas, penteado, maquiagem, enfim, completamente andrógena, lembrando o visual do começo de carreira do Duran Duran e do Depeche Mode.

Voyage Voyage foi um dos maiores hits dos anos 80. Tocava muito nas rádios. Lembro que ouvíamos a música e ficávamos imaginando se era um homem ou uma mulher que cantava e, para a nossa surpresa, o clipe não ajudou muito. Pior é que não tínhamos o google e o youtube para ajudar, eram só os clipes do Fantástico mesmo.

A direção do clipe é da fotógrafa francesa Bettina Rheims, filha do cineasta francês Maurice Rheims. Esse foi o único clipe dirigido por ela.

Tem também um clipe de lançado em 1987 em que Claudie canta para um grupo de turistas em uma espécie de catamarã no que parece ser o Rio Havel, em Berlim.

Na Alemanha, Voyage Voyage alcançou o primeiro lugar nas paradas musicais, o que provavelmente explica essa versão alternativa do vídeo.

Vamos viajar, então, ao som de mais esse clássico dos anos 80!

 

Cris Maggio




s