Domino Dancing
1988. O House se espalhava pelas paradas de todo o mundo.
A mistura inventada pelo Afrika Bambaataa em Planet Rock, da música
eletrônica alemã nos samples do Kraftwerk com a música
negra do Bronx, criaram as bases do freestyle. O estilo ganhou contornos
próprios com o Information Society e a maravilhosa Running em 1984
(que chegou no Brasil apenas em 88!!). Ao chegar em Miami o estilo adquiriu
um tom passional, mas diferentemente do neo-romantismo inglês, falava
mais declaradamente sobre o amor, bem ao estilo latino de ser. Esse romantismo
pode ser visto nas traduzidas da semana do Voice in Fashion, Cover Girls
e Company B.
Com toda essa revolução na música
acontecendo, os Pet Shop Boys começam a preparar o seu Freestyle
em Miami sob a influência confessa de Exposé,
outra das precursoras do estilo. A dupla inglesa contatam Lewis Martinee,
produtor das garotas do Exposé e convidam a maravilhosa banda The
Voice in Fashion para fazer o remix e participar dos backing
vocals. Você reconhecia aquele 'all day, all day' de algum lugar,
certo? Sim, é a mesma que canta emotivamente 'give me your love,
once, twice...'. Agora mesmo com seu sotaque 'mais britânico impossível'
estavam prontos para fazer Latin Dancepop, gravam o single e viajam para
Porto Rico, onde gravam duas versões do clipe, um dos poucos do
mundo a ter versão extended e curta. Inclusive na versão
longa há uma sincronização de remix de música
e clipe imbatível. Influência total do Kraftwerk. O clipe
entrou para a história como o mais bem produzido clipe de Freestyle
e Chris Lowe, comentando o resultado do top álbum Introspective,
brinca: "Causaria ciúmes até no Nick Rhodes".
Dirigido
por Eric Watson, um dos preferidos da banda, responsável
também por Love Comes Quickly, Suburbia, It's Alright, So Hard
entre outros, o clipe começa com a disputa por uma garota maravilhosa,
Donna Bottman, considerada uma das
mais belas garotas dos clipes dos 80, com seu ar latino, maravilhosos
olhos verdes e cabelos castanhos, vestida tipicamente para um calor tropical,
com superdecotes e saias curtíssimas, comuns hoje em dia, mas que
tiravam o fôlego dos garotos naqueles dias das pistas House/Freestyle
e Technopop. Que garoto dos 80 nunca sonhou com ela? No clipe o garoto
fica apaixonado, corre atrás dela, mas a relação
que ela quer é diferente, sem envolvimento. Enquanto ela dança
com um e com outro na pista, ela mostra que o que ela quer realmente é
adicionar mais garotos à sua pontuação.
Antes disso ela cobre os olhos do garoto com um pano, uma brincadeira
perigosa, numa alusão à AIDS. O final
histórico do clipe, embora para alguns seja relacionado apenas
com a homosexualidade, é marcado também pela analogia com
a AIDS, em que todos vão caindo, sendo pegos pelo vírus,
é um relato triste dos momentos da descoberta da doença,
todos caindo como uma fileira de dominós, todos vão caindo,
um a um, um derrubando o próximo. Não que ao mesmo tempo
não haja outro tema superpolêmico Os dois garotos se jogando
na água, brigando na areia, sem camisas, e no final vão
embora juntos, deixando a bela Donna Bottman para trás. O público
norte-americano mais uma vez decepciona por seu preconceito descomunal
e estúpido. Após o sucesso da música nos eua, e a
exibição quase diária na MTV, a banda foi renegada
pela inútil hipocrisia evangélica da sociedade norte-americana,
homofóbica, preconceituosa e conservadora que só descobriu
nesse clipe o tema do homosexualismo presente nas músicas do Pet
Shop Boys desde o inicio.
Tudo bem, vocês querem saber também os
nomes dos garotos no clipe? São David Boira e Adalberto Martinez.
Completando o cast de famosos, como sempre preocupados com a parte artística
e cultural em todas suas composições, a coreógrafa
Maribel la Manchega foi convidada para coordenar a coreografia do clipe,
junto com Derek Jarman que também auxiliou na direção.
Essa atitude maravilhosa dos Pet Shop Boys é na verdade um alerta
para todos. É preciso saber aproveitar... aproveitar e se cuidar.
Muita Luz!
Cris Maggio e Marcos Vicente
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