E nesta semana de especial Erasure, vamos falar do videoclipe mais festejado pelos fãs da dupla, I Love To Hate You do álbum chorus, lançado em 1991. mas antes vamos falar do início dessa dupla formada em 1985, quando Vince Clark (ex-Depeche Mode e Yazoo), colocou um anúncio em uma revista especializada em música chamada melody maker, procurando um vocalista. Andy Bell foi o 42° a ser ouvido, e claro, foi o escolhido. a música usada no teste foi who needs love like that, que foi incluída no primeiro álbum do grupo chamado Wonderland, lançado em 1986 e que teve como grande sucesso a música oh´lamour, executada em várias rádios de todo o mundo, mas que não foi o suficiente para levar o Erasure ao topo.
.
Nesta época Vince pensou em desistir, mas resolveu continuar, e em 1987, a dupla lançou o álbum the circus seguido de the Two Ring Circus, com versões ao vivo de suas canções. ainda assim pouca coisa aconteceu. em 1988 o merecido reconhecimento vem com o álbum the innocents, que trazia o maior hit do Erasure, a Little Respect. no mesmo ano lançaram um ep intitulado crackers internacional, com destaque para a música stop, também um grande sucesso nas rádios e pistas de dança.
Em 1989 saiu o quarto álbum do grupo chamado wild, com a maravilhosa blue savannah, destaque ainda para dreams e stars. dois anos depois chega às lojas chorus, neste álbum Vince Clark usa apenas sintetizadores analógicos e antigos, destaque claro para I Love To Hate You. a letra desta música escrita por Andy e Vince é um desabafo, provavelmente devido a uma decepção amorosa.
Já o videoclipe pouco tem a ver com a letra, mostra de forma descontraída e inusitada a produção da música e os preparativos da dupla para um show. o videoclipe começa com Vince em um estúdio preparando os equipamento para gravação. dançarinas sapateando....e vamos ao palco com um público empolgado, dançarinas e tudo mais, afinal o Erasure costuma caprichar no visual e em coisas inusitadas em seus shows.
Somos convidados então a entrar em uma enorme casa, onde nos deparamos com a dupla em diferentes performances. quartos com paredes azuis que me lembram blue savannah (os caras gostam de azul hein!..rs). neste momento vemos a versatilidade de Vince Clark, que em um momento toca guitarra, depois teclado e por fim bateria.
Voltamos ao palco e Vince surge em um teclado sobrevoando o público e tocando acordes de i will survive de Gloria Gaynor, numa homenagem a este clássico dos anos 70. agora a minha cena preferida, de forma hilária nos deparamos com as backin vocals cantando em um banheiro enroladas em toalhas (isso é bom...rs). Andy Bell aparece sentado em uma cama de frente a uma máquina de escrever, o que sugere obviamente que ele estava escrevendo a letra de I Love To Hate You.
De volta ao palco, Vince aparece sorridente (na verdade o cara nem pisca...rs). então Andy desfila em uma passarela com muita água, pisando, chutando, extravasando, talvez neste momento captamos o desabafo contido na letra da música. Vince sobrevoa mais uma vez o palco em direção ao público com seu teclado voador, e encerramos com ele de volta ao estúdio que aparece no começo do videoclipe, guardando a fita editada e pronta.
Sandro Moraes |