Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Gazebo - I Like Chopin

 

Hoje vamos comentar sobre um videoclipe de uma das múscias que melhor representa o estilo New Romantic.

Trata-se de “I Like Chopin”, do Gazebo, que chegou ao topo das paradas mundiais em 1983. A letra faz uma homenagem ao músico Chopin, que por ter sido extremamente romântico, tornou-se uma referência para muitas bandas New Romantic.

O vídeo é trágico e polêmico, pois aborda o lesbianismo, um assunto pouco explorado nos anos 80.

Começa com uma mulher entrando numa mansão abandonada, teias de aranha e ratos tomam conta de toda a casa, assim como as memórias que vêm à cabeça da mulher misteriosa...


Ela se lembra que aquele local era um ambiente alegre, onde aconteciam festas, sempre cheia de gente.

Em particular, ela se recorda de uma amiga (muito bonita, a loira) por quem nutria um carinho muito especial e era recíproco, conforme nos é mostrado numa cena que essa amiga toca piano para a mulher misteriosa, dando uma leve insinuação que elas tinham um caso.

Porém algo inesperado ocorre, em uma das festas aparece o cantor Gazebo e se interessa pela jovem loira, e começam a trocar olhares.

Aproveitando que sua amiga foi atender um telefonema, a loira aproveita e vai ao encontro do Gazebo, e começam um romance nesse mesmo dia, mas são flagrados pela mulher misteriosa, que fica revoltada e com muito ciúmes.

Inconformada, resolve fazer uma última tentativa, vai atrás do casal, que está passeando pelos jardins da mansão e pede para conversar em particular com a moça que é o grande amor de sua vida, porém é rejeitada.

Em um ímpeto de fúria por ter sido abandonada, assassina sua amada ali mesmo no jardim e arma uma cilada para o Gazebo, que após a demora da linda loira decide ir ao seu encontro e se depara com a moça estendida no chão.

   
   

Mas a arapuca já estava feita, todo o pessoal da festa, inclusive fotógrafos, acabaram flagrando o rapaz com a arma do crime na mão e logo em seguida a polícia chega, levando-o preso e não se sabendo ao certo se ele foi condenado à prisão perpétua ou pena de morte.

A cena final nos mostra a criminosa chorando e andando pela casa e tendo visões do casal bem felizes e apaixonados, demonstrando arrependimento de ter interrompido a vida da mulher que tanto amou, pois poderia tê-la deixado viver e ser feliz com sua escolha...

   

É uma linda letra com uma melodia perfeita e apesar do vídeo não ter um final feliz, acaba nos fazendo refletir que não devemos ser egoístas no relacionamento, deixando a pessoa seguir seu caminho e entender que a vida continua...

  

Carlos Simões