Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Jim Diamond - I Should Have Known Better

Antes de falarmos sobre o videoclipe da marcante música I Should Have Known Better, vale a pena conhecer Jim Diamond, seu compositor e intérprete. Dono de uma das vozes mais marcantes dos anos 80, foi integrante do trio Ph.D, que contou também com Simon Phillips (bateria) e Tony Hymas (teclado). Emplacou o mega sucesso mundial I Won't Let You Down (1982) no 1º lugar das paradas da Bélgica e da Holanda e 3º lugar no Reino Unido.

Mas foi justamente com I Should Have Known Better que alcançou o 1º lugar no Reino Unido durante uma semana inteira de dezembro de 1984!!! Uma curiosidade é que Jim Diamond pediu para que as pessoas comprassem o single de "Do They Know It's Christmas", produzido pelo Band Aid organizado por Bob Geldof e Midge Ure com o objetivo de arrecadar fundos para as vítimas da fome na Etiópia e não o seu próprio!!!

Agora, vamos ao clipe: em sua versão estendida, há cenas do desentendimento de um casal que possui uma filhinha (linda por sinal)... E já podemos imaginar: Mais uma canção escrita para o perdão? Para reconhecer onde nós erramos?

Dessa mostra, reconhecemos o marido entrando no estúdio para a gravação de uma música (ele é engenheiro de som) e começa a passar um verdadeiro filme por sua mente enquanto a melodia é escandalosamente cantada... Nesses flashes, ele volta ao passado, assiste a momentos de amor em que viveu com a sua amada, vê sua mulher com sua filha na estação de trem prestes a partir para não mais voltar e tudo isso o deixa totalmente transtornado, não se concentrando...

A letra dessa música revela o seu desespero: “Eu devia ter pensado melhor antes de mentir para uma pessoa tão bonita quanto você./É, eu devia ter pensado melhor antes de arriscar te perder pra sempre./Mas eu achei que você entenderia, você pode me perdoar?/..../Eu nunca amei alguém como eu amo você./Eu errei, mas diga-me agora quem está magoando quem?”

É como se o cantor (Jim Diamond) estivesse narrando o seu momento atual e com toda a emoção inerente!!! Tão forte o apelo, que ao final, entram no estúdio: primeiro a menina (que corre para o pai) e em seguida a mulher, que também vai ao encontro de seu marido...

Toda a carga emotiva do intérprete foi canalizada, materializada, trazendo a felicidade de volta ao casal: final ideal de qualquer história de amor, para ambas as partes. Tal energia é mostrada na última cena do vídeo, onde Jim faz um gesto que podemos pensar: Agora, daqui para frente e sempre: presta atenção, cara!!!

Responde, de fato, ao que supomos nas cenas iniciais: Realmente, é uma canção escrita para o perdão e para reconhecer onde nós erramos...

Damaris Camargo




s