Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Joan Jett - Bad Reputation

Embora nossa luta seja diária, nos 365 dias do ano, desde o dia em que nascemos até o nosso último dia, aproveitamos esse dia 08 de março, dia das mulheres, para lembrar a todos dessa nossa interminável batalha.

E para isso, nada melhor e mais inspirador do que relembrar as mulheres fortes, e merecedoras de sucesso, que nos representam tão bem! E com certeza Joan Jett está e sempre estará nesta lista.

“Bad Reputation” foi lançado em 1981 como single promocional do relançamento de seu primeiro álbum, de nome homônimo, e produzido por Kenny Laguna. Laguna acompanhou Jett desde o início de sua carreira solo.


Depois do grande sucesso de “I Love Rock ‘n’ Roll” Laguna e Jett decidiram que aquele era o momento de criar um clipe para “Bad Reputation”. Afinal, poderiam aproveitar o momento de glória para “dar uma cutucada” naqueles que não acreditaram na sua capacidade.

Então, em 1982, seu clipe foi produzido e dirigido por ninguém menos do que o mestre David Mallet. Mallet dirigiu, e ainda dirige, vídeos de enorme sucesso de grandes artistas, entre eles “Radio Ga Ga” e “I Want to Break Free” (Queen); "Under Pressure" (David Bowie e Queen), "Let's Dance" e "China Girl" (David Bowie); "Eyes Without a Face" (Billy Idol); "Love to Hate You" (Erasure); “Call Me” e “Hanging on the Telephone” (Blondie). Só para citar alguns, pois Mallet dirigiu inúmeros vídeos, tanto para os artistas mencionados quanto para vários outros.

O clipe e a letra são excelentes e se conversam perfeitamente. Inclusive, a letra tem tudo a ver com a ideia de ser uma mulher livre. Jett fala sobre não se importar com sua reputação, se é boa ou ruim, e com o que as pessoas pensarão ou falarão dela. A premissa para ser livre é fazer o que é certo e melhor para você sem se importar com o julgamento alheio.

No vídeo vemos Jett e sua banda, os Blackhearts, tentando lançar seu álbum nas grandes gravadoras, mas sendo rejeitados por todas. Laguna nos dá o ar da graça interpretando o executivo da Warner.

Então, decidem criar seu próprio selo e lançar independente. A decisão foi acertadíssima e rapidamente o single alcançou o primeiro lugar nas paradas. No final, com o resultado excelente de seu trabalho, os executivos das mesmas majors que os recusaram anteriormente começaram a procurá-los desesperadamente. Mas agora o grupo têm força suficiente para rejeitar todos!

O mais interessante sobre o clipe é que tudo isso aconteceu com Jett e sua banda quando iniciou sua carreira solo e procurou as gravadoras para lançar seu primeiro trabalho.

Realmente devemos tirar o chapéu para Jett, pois sempre foi extremamente autêntica e corajosa! Neste clipe elas nos mostra isso muito claramente, pois ataca diretamente as gravadoras, dando nome aos bois.


Sem sombra de dúvidas essa é uma mulher inspiradora, um exemplo de força para todas as mulheres! Por isso, merece ser lembrada e homenageada sempre!!

Neste sábado o Autobahn comemora o Dia Internacional da Mulher com uma festa super especial! GIRLS JUST WANNA HAVE FUN, com Welcome Drink na faixa pra elas, e 3 garotas comandando a cabine com os maiores sucessos dos anos 80 na pista mais concorrida de São Paulo! Sábado é dia de esquecer chefes, trabalho, trânsito e celebrar o Dia Mulher ao som do melhor dos anos 80!

Nos vemos lá!

Natascha Coelho




s