"Too Shy" foi o single de estréia do Kajagoogoo (o nome da banda vem dos primeiros sons de um bebê "GagaGooGoo", que com uma alteração "casual" ficou Kajagoogoo). A banda assinou com a EMI em Julho de 1982 depois de atraírem o interesse de três gravadoras (e de Nick Rhodes do Duran Duran) enquanto tocavam no Embassy Club em Londres. Rhodes produziu o seu primeiro álbum White Feathers junto com Colin Thurston, que produziu os primeiros álbuns do Duran Duran.
 Durante O single "Too Shy" foi lançado em Janeiro de 1983 e foi ao topo das paradas (antes de qualquer single que o Duran Duran tivesse feito - Rhodes observa tristemente).
Essa música ficou em #1 das paradas no Reino Unido em fevereiro de 1983 por duas semanas. Sucesso na MTV a canção logo se tornou um hit nos Estados Unidos chegando ao ponto máximo, ficando na 5ª posição na Billboard Hot100 e logo em seguida o Top Five nos EUA.
"Too Shy" é o único single de sucesso do Kajagoogoo nos Estados Unidos, onde a banda é considerada como uma One-Hit Wonder. No Reino Unido Kajagoogoo teve outros sucessos além de "Too Shy".
O grupo não fez nenhuma inovação musical propriamente dita, afastando-se do estilo pop dos anos 80 com a maior frivolidade possível. Uma legião de adolescentes penduraram seus pôsteres e colocaram "Too Shy" nas paradas, esperando por outros lançamentos da sua banda favorita.
Em agosto do mesmo ano, o vocalista Limahl deixou a banda, e a nova formação não conseguiu emplacar um novo single. Limahl teve mais sorte na sua carreira solo com o sucesso da música "Neverending Story" trilha sonora do filme História Sem Fim (1984), mas em nenhum momento o Kajagoogoo pode ser considerado uma lembrança ruim com péssimos cortes de cabelo. Talvez, eles estivessem apenas tentando fazer algo diferente - The Beat, Japan, Fun Boy Three, The Clash e mesmo o The Who (não dos anos 80, mas ainda em boa forma), todos terminaram ou desfizeram sua formação original naquele ano.


Em 2006, "Too shy" ficou na posição de número 27 no programa "100 Sucessos dos anos 80" da VH1. O B-side deste single "Take another view" foi incluído no relançamento de White Feathers em 2004, em que incluíram também vários bônus!
No clipe a banda passa a maior parte tocando, enquanto pessoas dançam
na pista, o clipe mostra a evolução da música, visual
e estilos de dança através das décadas, na primeira
estrofe, como se fosse um baile dos anos 50, 60, uma faixa escrita "bem-vindos
ao lar, garotos", as garotas sentadas e os meninos uniformizados
chamando para dançar, na fase ultra-tímida, logo depois
a pista muda e entra uma galera Disco na pista, visual discotéque
e dança ao estilo da época, na terceira e última
evolução da pista, toda a pista vestida de New Romantic,
que era o estilo principal no mundo nessa fase, e dançando os passinhos
New Romantics, também vistos no clipe de Planet Earth do Duran
Duran e Guilty do Classix Nouveaux. Durante todo o clipe rola a paquera
entre a garçonete da danceteria, que fica no canto "Too Shy",
e o Limahl, vocalista da banda, ela fica pensativa, olhando-o, ora fazendo
seu serviço, ora vendo o pessoal dançando, dando voltas
na pista e vendo a banda tocar!
E o clipe termina com ela vendo a banda desmontar os seus intrumentos,e
o vocalista (Limahl), ainda tímido demais, só olhando pra
ela!

Graziela L. Souza |