Madonna - Express Yourself
“Express Yourself” é simplesmente (ou extraordinariamente) o videoclipe mais caro da década de 80.
Com um orçamento de 2 milhões de dólares (total exagero pra época!!), foi apenas o início da parceria de Madonna com o diretor David Fincher, que mais tarde viria a dirigir clipes como “Oh Father” e “Vogue”.
A Warner não concordou em bancar todos os gastos, mas como Madonna queria o vídeo de qualquer forma acabou bancando a maioria dos gastos e deu palpites em todos os detalhes, desde figurinos até o gatinho que aparece passeando.
Teve forte inspiração no filme “Metrópolis”, de Fritz Lang, onde aparece uma Madonna imponente e poderosa, frente a uma fábrica de visual futurista, com vários operários trabalhando arduamente e desejando aquela mulher sensual que aparenta ser inalcançável. Aliás sensualidade é que o não faltou nesse clipe, além de cenas com roupas íntimas em poses calientes, também mostra Madonna acorrentada numa cama, provocando a fúria de vários grupos feministas, alegando vulgaridade e submissão da mulher.
Madonna respondeu e disse que foi mal interpretada ao querer mostrar que a mulher forte e independente também se sente carente e precisa de um grande amor, não se diminuindo ao lado de um homem. As correntes simbolizavam que muitas eram escravas de rótulos e necessitavam dessa liberdade.
Porém as críticas também surgiram no cenário musical, Debbie Gibson e Janet Jackson falaram que não necessitavam fazer um vídeo se exibindo para provarem que eram boas cantoras e vender discos.
Madonna nem se abalou... inclusive na época até se perguntava o porquê da Janet criticá-la, pois sequer a connhecia pessoalmente... Será que Janet está nas paradas até hoje?? Sei não..
O vídeo traz uma versão remix da música e conta com outra estréia em parcerias, dessa vez com Shep Pettibone, que produziu o álbum “Erótica”.
Por fim, um dos operários consegue chegar até a musa e lhe mostra o verdadeiro amor, independente da posição social que ocupam.
Prêmios e Indicações:
MTV Music Awards 1989
- Indicado para Melhor Vídeo Feminino
- Indicado para Melhor Edição de Vídeo
- Ganhador de Melhor Direção de Vídeo
- Ganhador de Melhor Direção de Arte
- Ganhador de Melhor Fotografia
Ficha Técnica:
* Diretor:David Fincher
* Produtor: Gregg Fienberg
* Designer: Vance Lorenzini
* Diretor de Fotografia: Mark Plummer
* Edição: Scott Chestnut
* Lançamento: 17 de maio de 1989
Carlos Simões |