Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

M|A|R|R|S - Pump Up The Volume

“Pump Up The Volume” é uma música do M|A|R|R|S, grupo britânico formado pelos integrantes do Colourbox e AR Kane ambos da gravadora indie 4AD (que nos presenteou também com Modern English, Dead Can Dance e Cocteau Twins). Lançada em 1987 em single, ela foi considerada inovadora pelo uso de samples (trechos de outras músicas) e trouxe muito impacto para a cena musical britânica. Já existia o house de Chicago (Housemaster Boyz e a inesquecível House Nation, música feita inteirinha a partir de um único sampler de voz) e de Detroit (Inner City, etc). Assim como o Freestyle de Miami, mas ainda não existia o termo Acid House, e na Inglaterra o primeiro house, já nasceu como Acid House, por embalar as proto-raves, festas que viravam a noite regadas a muito Ecstasy que anos depois se tornariam as famosas raves.

A música influenciou “Beat Dis” do Bomb The Bass e “Theme from S'Express" do S'Express, dois ícones do Acid House inglês dos anos 80, além de aumentar o uso de samples por outros artistas, apesar de não ter sido a primeira música a fazer uso de trechos de música, uma vez que o nascimento do Freestyle em 1982 com o Afrika Bambaataa já tinha usado a batida de Numbers do Kraftwerk com samples de Trans Europe Express do mesmo Kraftwerk, os pais da música eletrônica. Mesmo na Inglaterra não era novidade, o New Order em 1983 usou em Blue Monday samples da música Uranium do álbum Radio Activity de 1975 do Kraftwerk. Mas uma música feita praticamente inteirinha de samples de músicas era a primeira que acontecia na Inglaterra. E assim nasica o revolucionário Acid House. Ela ainda alcançou o primeiro lugar em diversos países e também o single foi um dos mais vendidos no Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. Em 1989, o grupo foi indicado ao Grammy na categoria de Melhor Performance Instrumental Pop, mas não ganhou o prêmio. No Brasil as primeiras casas a tocarem foram o Carbono 14, Madame Satã, Espaço Retrô, assim como House Nation do Housemaster Boyz, diferente do sucesso que alcançou mais tarde nas rádios brasileiras, o Acid House começou no undergroung paulistano, assim como começou no underground de gravadoras indies britânicas. E tudo que vinha da 4AD era certeza de sucesso nos porões alternativos de SP. Porém o Acid House revolucionou tanto a noite paulistana que até as casas da moda começaram a tocar ACID HOUSE, Toco, Overnight, Up & Down, pronto o estilo saía do underground e caía no gosto popular. Até a Som Livre da Rede Globo que até 1989 fingia não existir baladas de Flash House no Brasil, resolveu lançar uma coletânea intitulada Acid House (com os mesmos erros globais de sempre, colocando Front 242 como Acid House, mas isso é outra história que está na seção coletâneas do site, vale a pena conferir.

Em “Pump Up The Volume” foram usados ao menos vinte samples. Entre eles, “Super Bad” do James Brown, “You’re Gonna Get Yours” do Public Enemy e “Unity (Pt. 3 - Nuclear Wildstyle)” do Afrika Bambaataa. Já o título foi extraído da letra de “I Know You Got Soul” do duo de hip-hop Eric B. & Rakim. Pode-se dizer que, por causa da combinação de diferentes estilos, a música agradou muita gente na época.

O vídeo desta canção incrível é uma viagem à parte. Além das animações, ele contém imagens dos programas espaciais soviéticos e americanos como satélites, espaçonaves e treinos de astronautas famosos da época da Guerra Fria. Vale lembrar que, nesta época os Estados Unidos e a União Soviética disputavam o pioneirismo na exploração do Espaço.

Alguns comentários sobre as cenas do clipe:

-0m12s: é exibida a imagem do soviético Aleksei Leonov, o primeiro homem a realizar um “passeio” espacial fora da nave que o transportava - mas a primeira pessoa que viajou no Espaço foi o soviético Yuri Gagarin em 1961. Depois, são mostradas algumas cenas de vários carros em alta velocidade, possivelmente uma metáfora à corrida espacial que era disputada entre Estados Unidos e a União Soviética;

-0m40s: o astronauta Scott Carpenter aparece no vídeo; ele ficou conhecido por ser o segundo norte-americano a entrar em órbita da Terra e um dos sete integrantes do Projeto Mercury. O Projeto Mercury foi o primeiro projeto tripulado de exploração espacial da NASA e um dos seus objetivos era estabelecer a superioridade dos Estados Unidos no Espaço;

-0m45s: é mostrado o “astronauta manequim” Ivan Ivanovich usado nos primeiros testes de voos soviéticos. Ele foi feito para ser idêntico a um ser humano, com olhos, sobrancelhas, cílios, boca, etc. Ivan usava um traje espacial, com uma placa sob o visor do capacete, onde se lia "МАКЕТ", o termo russo para maquete ou manequim, para que quem quer o encontrasse, não pensasse que fosse um astronauta morto ou algum alienígena;

-1m05s: cena da artista Cecelia "Cece" Bibby pintando à mão a insígnia da cápsula espacial “Friendship 7”. Esta cápsula foi utilizada por John Glenn, o primeiro americano a entrar em órbita da Terra. “Cece” também pintou as insígnias da “Aurora 7” (Scott Carpenter) e “Sigma 7” (Schirra).

 

Outras Curiosidades:

-M|A|R|R|S é um acrônimo dos primeiros nomes dos artistas do grupo: Martyn Young e Steve Young (ambos do Colourbox) e Alex Ayuli, Rudy Tambala e Russell Smith (AR Kane);

-O grupo lançou um único single (“Pump Up The Volume”) no tempo em que permaneceram na ativa;

-“Pump Up The Volume” fez parte da trilha sonora dos filmes “Minha noiva é uma extraterrestre”, “Psicopata americano” e “Nova Iorque, uma cidade em delírio”.

Taccy Mikulski




s