Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Morrissey - Suedehead
 

Autobahn"The Royal Borough of Kensington” (um distrito de Londres) é o cenário inicial do clipe, onde se localiza o apartamento em que Morrissey está. Dentro de uma banheira, Moz está pensativo; há um quadro de James Dean na parede e um apoio sobre a banheira com um livro, uma máquina de escrever, alguns papéis e caneta. O nome de Byron estampa a capa do livro e um jornal com a notícia da trágica morte de James Dean aparece em uma cena. Provavelmente o livro faz menção a James Dean cujo nome verdadeiro era James Byron Dean (homenagem da mãe ao poeta inglês). Ao lado da banheira, as palavras “There is a light that never goes out” ilustram um tapete azul.


Um garotinho caminha pela rua, chega à porta do apartamento e entrega um pacote marrom para Morrissey e, um pouco mais adiante, conseguimos entender que se tratava da obra francesa “O pequeno príncipe”, livro preferido de James Dean. Morrissey está agora em Fairmount, Indiana, cidade onde James morou após a morte da mãe e estado onde nasceu. Na lanchonete onde Moz está lendo um outro jornal sobre a morte de James Dean, há um quadro na parede com desenhos do rosto do ator.

Morrissey vai à High School da cidade e em uma das salas de aula vazias, escreve seu nome na parede com a data de 7 de fevereiro de 1988, ano em que foi lançado este single. E na lousa está escrito: “You cant go home again”, talvez possamos interpretar como palavras dirigidas pelo cantor a James Dean.

   
   

Em uma fazenda, Moz lê um livro de James Whitcomb Riley, poeta favorito de James Dean, dirige um trator e toca um tambor perto do gado da fazenda. Provavelmente, isso também seja uma homenagem ao ator que ali aprendeu a dirigir tratores e ordenhar vacas.

Depois disso, o vocalista dos Smiths está no cemitério perto de um túmulo de Cal Dean. Possivelmente, esta cena é uma homenagem a uma foto de James Dean com seu primo em uma de suas visitas ao túmulo do bisavô.

  

Na passagem final do clipe, Morrissey aparece novamente no cemitério e o rosto de Dean sobrepõe a cena, como se seus olhos estivessem voltados para seu túmulo cheio de flores com Morrissey ao lado dele.

  

CURIOSIDADE: Morrissey era fã de James Dean, de quem copiou o estilo de se vestir e sobre quem escreveu um livro em 1983 entitulado James Dean Is Not Dead.

Fernanda Ascenso