Já entrando no clima da festa mais esperada do ano, o Halloween Autobahn na Avenida Paulista. Este é um dos clips do Oingo Boingo que eu costumo dizer que é “A Cara” desta Banda. Só uma mente privilegiada como a do líder, Danny Elfman, para criar uma música, letra e vídeo como esse!
Esta música fala de uma tradicional festa que os mexicanos festejam, perto do Dia das Bruxas, no dia 1º. De novembro (é o equivalente ao Dia de Todos os Santos na religião Católica), dia que antecede o Dia de Finados. Porém, bem diferente da nossa cultura, eles festejam as pessoas mortas com uma festa mesmo, celebrando as almas dos que já se foram. Eles acreditam que neste dia, os Mortos se levantam e vem visitar seus parentes a procura de Calor e Comida (pois o inverno se aproxima). Por isso fazem esta festa com muita comida.
Esta música faz parte do álbum “”Dead Man´s Party” (1985), onde podemos ver na capa as caveirinhas fazendo a sua Festa!
O clip é bem simples, onde podemos ver alguns bonecos de caveirinhas com chapéus mexicanos, vemos a banda tocando em um palco, e algumas imagens do filme “De Volta as Aulas” (onde vc vai ver Robert Downey Jr no comecinho da carreira, ainda com 21 anos!), onde a Banda aparece tocando esta música na festa da faculdade.
O que vale mesmo a pena é prestar muita atenção na letra da música, principalmente algumas partes curiosas como por exemplo: "I hear the chauffeur coming to my door/ Says there's room for maybe just one more" (Eu ouço o motorista que vem à minha porta / Diz que há espaço para talvez apenas mais um) - Aqui Elfman faz uma referência ao "The Bus Condutor", um conto envolvendo um motorista de carro funerário por EF Benson , publicado na revista The Pall Mall em 1906. A história foi adaptada várias vezes e gerou uma lenda urbana.
Outra frase: “Walkin' with a dead man over my shoulder” – Onde ele demonstra estar andando por aí sem rumo, com um enorme peso nas costas e sem ter prá onde ir, e de repente é chama prá entrar um um a ”Dead Man´s Party”!
“Waiting for an invitation to arrive / Goin' to a party where no one's still alive” – “Ninguém continua vivo” – é exatamente isso que significa esta festa cultural Mexicana.
“Everybody's comin', leave your body at the door / Leave your body and soul at the door” – Ou seja: só as almas podem entrar nesta festa… (todos mortos? Vc tem que morrer para participar disso? Talvez??... ).
Pois é! É assim que Elfman gosta de fazer nas suas composições! Deixa a gente pensar o que quiser, e tirarmos nossas próprias conclusões sobre o que ele quis dizer com a música, usando temas sempre polêmicos e inteligentes! E vamos colocar a imaginação pra funcionar!
Até sábado na festa mais esperada do ano Halloween Autobahn na Paulista