Xanadu, foi com certeza um dos filmes mais famosos dos anos 80 e é até hoje um dos mais lembrados pela galera oitentista.
Estrelado pela bela Olivia Newton-John, que vinha embalada pelo grande sucesso do filme musical “Grease – Nos tempos da brilhantina” em que contracenava com o galã John Travolta, Xanadu não alcançou o mesmo sucesso de seu antecedente sendo considerado um fracasso de crítica e bilheteria nos EUA.
Embora sua importância só tenha sido reconhecida pela crítica muitos anos depois, aqui no Brasil o filme estourou e levou milhares de fãs aos cinemas.
A história do filme é bem inocente, muito apropriada para os adolescentes apaixonados e juntava alguns elementos muito em moda no inicio dos anos 80; música, dança e patins, tudo embalado por um clima de romance e magia.
O filme musical conta a história de um pintor pouco popular que é inspirado por uma Deusa a montar uma discoteca.
Aqui no Brasil, o sucesso saiu das telas direto para as rádios e além do tema principal do filme “Xanadu”, emplacaram outros sucessos da trilha musical como “Magic” e “ Suddenly”.
Também por influência do filme, começaram a se espalhar pelo Brasil a moda Ruller Disco, que já fazia sucesso pelo mundo há alguns anos, e os rinques de patinação começaram a ser mais elaborados com som e iluminação imitando discotecas.
A moda era andar de patins ao som das Dancing Musics, era o máximo!
O vídeo clipe da música Xanadu é exatamente o momento máximo do filme em que a discoteca é inaugurada.
As roupas e cabelos mostram fielmente a moda do início da década e que seria referência por vários anos seguintes.
O Clipe mostra uma coreografia bem elaborada e mistura vários elementos e figurinos diferentes dando a impressão de um grande espetáculo.
Os patinadores dão um show á parte dançando e fazendo lindas manobras.
O ponto alto do clipe é o momento em que Kira, a Deusa da dança aparece no centro do palco e se transforma em humana.
O clipe termina com uma explosão de luzes e cores destacando bem a pista de dança com iluminação especial bem comum nas grandes discotecas da época.