Chegou a vez de comentarmos um pouco sobre o sensacional clipe "Genetic Engineering" dos ingleses do Orchestral Manoeuvres In The Dark (OMD).
OMD é uma banda inglesa formada em 1978 e já naquela época, em meio aos resquícios do movimento punk, antecipava o que seriam os dois estilos que ditariam a década de 80, o Techno Pop, com forte influência dos alemães do Kraftwerk e a New Wave. Se voce gosta de Depeche Mode, assim como esse que vos escreve, saiba que o DM teve forte influência do OMD no inicio de sua carreira.
A banda sempre foi impecável na produção de seus clipes, mas "Genetic Engineering" surpreende por tratar de um tema pouco ou quase nada comentado em 1983 (ano da produção), a "Engenharia Genética" . Um assunto delicado e que ainda era muito pouco difundido, o que torna esse vídeo muito à frente de sua tempo.
O Clipe, que trata de assuntos como manipulação genética e clonagem; mostra logo no inicio duas crianças super inteligentes jogando cartas, e nessas cartas desenhos com claras alusões a algumas dessas manipulações Uma outra cena marcante é quando as duas crianças em questão, uma menina e um menino pegam um livro sobre genética e depois de puxa-lo cada um para o seu lado, como se cada uma quisesse o livro pra si, o mesmo é dividido ao meio, mas em outro instante ele aparece inteiro, só que agora duplicado, Nota-se mais uma clara alusão, dessa vez à clonagem; Mais no final, em uma cena com os dois integrantes da banda, Andy McCluskey e Paul Humphreys envoltos a malas de dinheiro, fica mais claro um pensamento positivo por parte da banda sobre o tema.
Outro fato curioso é que dá para perceber uma influencia de Blade Runner quanto ao tema, filme que foi lançado em 1982, um ano antes do clipe Genetic Engineering e do album "Dazzle Ships" serem lançados.
"Genetic Engineering” foi bem nas paradas de sucesso, chegando a ficar entre as 20 músicas mais tocadas em vários países e o album "Dazzle Ships" acabou se tornando um "Cult" e é influencia para vários artistas.até os dias atuais.
Sábado é dia de curtir esse e outros clássicos que só tocam na pista Autobahn