Um clipe de uma música das mais marcantes dos anos 80 é, sem dúvida, “West End Girls” da dupla inglesa Pet Shop Boys. Dirigido por Andy Morahan e Eric Watson, foi indicado para o MTV Video Music Awards de 1986, na categoria Melhor Artista Novo.
No vídeo são mostradas várias cenas de Londres, apresentando as sub-culturas da cidade, desde o início percebemos que tratará de dualidades...
O “West End” de Londres é famoso pelos teatros, atrações turísticas e áreas comerciais populares. De maneira geral, é a parte mais rica (até culturalmente falando) ao contrário do “East End”.
É retrada, de certa forma, uma falta de objetivos, de identidade ("Nós não temos futuro, não temos passado"), um sentimento comum na geração dos meninos na década de 1980... Claramente, representada na cena onde Tennant e Lowe caminham pela rua vazia... Outro momento: eles ficam na frente de uma garagem vermelha, Neil está na frente dirigindo-se diretamente para a câmera, enquanto Chris, atrás dele com uma expressão vazia, quase fantasmagórica... Em outras ocasiões, Tennant anda imperiosamente enquanto Lowe segue atrás, como se fosse um mestre e o outro um aprendiz, o que demonstra essa “falta de rumo”...
A ganância desenfreada ("quanto você tem?") é também abordada: há uma brincadeira com os opostos, como ricos e pobres, de classe alta e classe baixa, “East End” e “West End” de Londres.
Mais um contraste dentro desse contexto de conflito social: "Você tem um coração de vidro ou um coração de pedra?" (fragilidade/transparência versus dureza/opacidade).
Se observarmos a fundo, podemos imaginar que a referência lírica de "um mundo sem saída" possivelmente está vinculada a uma suposta incapacidade dos moradores em transcender as realidades sócio-econômicas em que eles nasceram. (Diga-se de passagem, uma construção muito inteligente "-end": “West End”, “East End”, sem saída)...
Fato sem ambiguidade: este clipe é um dos mais marcantes dos anos 80, imortalizado pela sua grande importância, até mesmo, por sido o “estouro” mundial dos Pet Shop Boys.