Antes de falarmos do clipe do Ph.D. vamos conhecer um pouco desta Banda. O nome surgiu com as iniciais dos sobrenomes de seus integrantes: Phillips, Hymas e Diamond. Essa banda simplesmente dez um grande sucesso com a música "I Won't Let You Down" no começo dos anos 80.
A música foi TOP nas paradas de sucesso em meados de 1982 em diversos países, podemos citar alguns e suas posições no Hit Parade:
Bélgica: 1º Lugar
Holanda: 1º Lugar
Irlanda: 2º Lugar
Inglaterra: 3º Lugar
Itália: 3º Lugar
França: 4º Lugar
Austrália: 5º Lugar
Vale ressaltar que em 1982 foi um ano bem competitivo na parte musical, tanto que praticamente a cada mês era uma banda diferente que alcançava a lista de Top Hits. Podemos citar algumas “feras” que faziam parte dessa competição acirrada na época com seus singles:
"Physical" - Olivia Newton-John
"I Love Rock 'n Roll" - Joan Jett and the Blackhearts
"Ebony and Ivory" - Paul McCartney e Stevie Wonder
"Don't You Want Me" - The Human League
"Abracadabra" - Steve Miller Band
"Tainted Love" - Soft Cell
"Chariots of Fire" - Vangelis
"867-5309/Jenny" - Tommy Tutone
"Shake It Up" - The Cars
"We Got the Beat" - The Go-Go's
"Don't Stop Believin'" -Journey
"Gloria"- Laura Branigan
"I Ran (So Far Away)" - A Flock of Seagulls
"Love Is in Control (Finger on the Trigger)" - Donna Summer
"Should I Do It" - The Pointer Sisters
Já deu para ter uma idéia com a lista acima, que entrar para o Top das paradas de sucesso não era nada fácil.
No Brasil seu sucesso também foi enorme, era muito fácil ouvir nas rádios e muita gente realmente gostou dessa música e lembra até hoje! Não só pelo sucesso em programas de vídeo clipes na época, mas depois lembrou com as paródias musicais em que parece o refrão: “Ahhh....vou ler jornal, vou ler jornal, vou ler.” Rsrs
Agora que sabemos um pouco desta Banda que infelizmente durou pouco tempo nos anos 80 e depois resolveram voltar na década de 2000, vamos ao clipe:
O clipe se passa nos arredores de Queensway que fica na região oeste de Londres, inclusive em parte do clipe mostra uma cena dentro das famosas cabines telefônicas.
Usaram o estilo “Slapstick” neste clipe. “Slapstick” é conhecido aqui no Brasil como humor “pastelão”, este tipo de humor em roteiros que usaram em filmes como: Charles Chaplin, "O Gordo e o Magro" e "Os Três Patetas". Alguns Diretores arriscam a dizer que este tipo de humor é bem difícil interpretar, são utilizados também de certa forma, em alguns desenhos que assistimos muito nos anos 80, como: Papa Léguas e Pica Pau.
Existe uma cena clássica no clipe em que mostra a pessoa jogando uma bomba bem ao estilo que víamos em cenas do Coiote contra o Papa Léguas.
Por mais difícil que algumas pessoas do cinema dizem ser complicado interpretar, a Banda Ph. D. se saiu tão bem, que foram os próprios integrantes que participaram do clipe.
Tudo começa com Jim Diamond tentando ganhar o coração de uma mulher ( e que mulher...) e tenta ficar junto com ela em todos os locais que ela passa, que vão de cenas passando em frente aos Pub’s, nas ruas e muito mais.
No decorrer do clipe, Tony Hymas tenta de tudo para eliminar Jim Diamond em várias cenas engraçadas e lembram bem os filmes de humor citados acima. São vários momentos engraçados que nos fazem prender a atenção ao clipe enquanto ouvimos essa linda música que é "I Won't Let You Down".
Bem no final, após várias tentativas, Hymas consegue se livrar de Diamond ao colocá-lo em um carro que é puxado por um guindaste. Uma cena que realmente pode não ter nada a ver e ser uma simples coincidência, mas faz lembrar em segundos uma cena do Peter Schilling no clipe “Major Tom” que foi feito posteriormente.
De qualquer forma, minha opinião é que a cena mais marcante desse clipe é quando mostra Hymas no teclado em um tipo de Parque. Essa cena foi marcada em certas montagens de programas de Video Clipes no começo dos anos 80 e na minha opinião é o auge da música quando se ouve esse teclado! Sensacional!!
Uma coisa é certa: Ph.D. "I Won't Let You Down", é uma música marcante que passará de geração em geração enquanto existirem rádios e baladas de bom gosto musical. Fato!