“It´s a sin” é um dos grandes hits de sucesso do duo Pet Shop Boys. Pertencente ao álbum Actually de 1987, a faixa chegou a primeira posição dos charts ingleses, tornando assim um clássico da musica tecnopop.
O vídeo marca a primeira de muitas colaborações do diretor Derek Jarman (1942-1994) com os Pet Shop Boys. Foi gravado nas proximidades de Londres à Docklands (Inglaterra), num cais onde Kubrick filmou “Nascido para matar”. Apresenta-se num ambiente escuro de um calabouço medieval, onde Neil aparece como um prisioneiro, vestindo roupas rústicas e sujas. Chris, como carcereiro, segura as correntes e algemas pesadas que aprisionam Neil.
Enquanto isso, frades desfilam em procissão sob as luzes de velas e fogueiras. Neil acorrentado, aguarda o dia de ser julgado pela inquisição por seus (indefinidos) pecados. Durante todo esse tempo de espera no calabouço, Neil é vigiado por Chris, que divide sua refeição com o prisioneiro.
“It´s a sin” extende temas líricos, desde a canção apresentando Neil Tennant sob apreensão para as imagens dos sete pecados capitais. O clipe apresenta muitas cenas rapidamente alternadas, entre a afluência dos frades, a imagem séria do inquisidor expressando um ambiente sinistro (interpretado por Ron Moody), do prisioneiro Neil a caminho de seu julgamento e dos sete pecados capitais.
Durante a inquisição, Neil está ajoelhado perante todos, orando perdão a Deus. A sentença demora a ser proferida, assim, frades bocejam despreocupados enquanto Neil apresenta-se totalmente angustiado.
O vídeo termina mostrando mais uma vez as personagens dos sete pecados capitais, o Neil preso numa pequena jaula e os frades em procissão em volta de uma grande fogueira.
Érika M. Araki |