Se uma imagem diz mais que mil palavras, imagine diversas imagens em um cenário com visão futurista ao estilo Blade Runner. A banda Sigue Sigue Sputnik tem em várias músicas e vídeos relacionados aos filmes Blade Runner, Exterminador do Futuro, Laranja Mecânica e Mad Max.
A visão de distopia, pós apocalíptica e acima de tudo futuristas desta banda em alguns de seus clipes que nos fazem lembrar diversos filmes dos anos 80 e até mesmo o desenho Akira de 1988 que surgiu depois dos grandes sucessos da banda.
Ao contrário do clipe que não tem, a música no álbum tem a introdução da Sputnik Advert:
“Sex, technology, excitment
Records, films, products
Real estate and video games
Sigue Sigue Sputnik provide all this and more
Let Sputnik World Enterprise handle your and her, auto advertising
For further information contact the Sputnik corporation
Pleasure is our business”
Depois da Sputink Advert tem um trecho da “Toccata and Fugue” em D menor de Johann Sebastian Bach.
O clipe da banda Sigue Sigue Sputnik na música 21st Century Boy existem pequenos detalhes que devem ser comentados, mesmo que estes apareçam por pouquíssimos segundos. Desde o começo do clipe que já aparece uma aeronave a noite que também por pouquíssimos segundos aqueles grandes admiradores de um dos melhores filmes do mundo “Blade Runner” irão notar uma semelhança. Depois uma cidade oriental que mostra seu futurismo na época em que foi filmada, a super população com buzinas ao fundo e também a poluição visual.
Até mesmo as “Fontes (tipo de letras)” utilizadas no clipe são futuristas. O clipe e a letra mostra o capitalismo, cita nomes de empresas, cidades e tudo isso uma música com vários efeitos e batidas que agradam parte do público New Wave e agradou muito os admiradores dos primeiros estilos Cyber Punk.
É certo dizer que existe uma grande semelhança em imagens ao clipe Love Missile F1-11.
A parte comercial e sobre o capitalismo é tão forte que no single, a música do Lado B se chama “Buy EMI”. Algo semelhante que aconteceu com a Banda Big Audio Dynamite que tem uma música que se chama “SONY”. Marca esta que também aparece em um trecho do clipe.
Os telefones celulares que aparecem no clipe eram caríssimos na época, usados por uma elite totalmente capitalista. O boné de Tony James da marca MSX (que é uma arquitetura de micro computadores criada no Japão em 1983, onde no Brasil nos anos 80 teve dois modelos lançados: O Hot Bit da SHARP e o Expert da Gradiente. Vejam aí neste pequeno detalhe a tecnologia e futurismo na época que são mostradas em poucos segundos neste clipe.
A luxúria é algo que também se comenta em muitos clipes e principalmente músicas do Sigue Sigue Sputnik, que vão de pequenos detalhes neste clipe de 21 st Century Boy e bem mais exposto e declarado na música “Tennage Thunder” que eu particularmente adoro e recomendo ouvirem.
O clipe de 21st Century Boy é muito interessante e sua música idem, uma pena eu no Brasil a maioria das pessoas mesmo sendo um grande sucesso a venda do álbum Flaun It, só lembram d a Love Missile F1-11, mas Sigue Sigue tem muita coisa boa para ser ouvida, tanto que até recentemente fizeram um novo álbum com mixagens também de músicas anteriores.
Apesar de várias críticas a esta música, 21st Century Boy conseguiu a colocação de número 20 no Reino Unido e o álbum Flaun It ficou entre os TOP 10.
Hoje em dia chegaria a ser irônica da parte da crítica falar mal de um música que naquela época já comentava sobre o capitalismo, a televisão e sobre o materialismo onde algumas pessoas dão mais valor a estas coisas do que as pessoas em si. E algum crítico de plantão digitar em seu notebook moderno e de marca, com seu celular de última geração e depois ir para casa assistir sua TV moderna e em 3D. rsrs
Isso é Sigue Sigue Sputnik, a visão do Futuro que eles tinham, em boa parte já virou o Presente.
Uma parte legal do final do clipe é onde mostram todos os seus integrantes. E qualquer semelhança com algum integrante e o visual na época do Billy Idol, em ritmo de TV e filmes, não é mera coincidência! Rsrs
O que você está esperando para ouvir vários músicas do Sigue Sigue? Let's go go go let's go let's go... ;)
Curiosidade:
Existe um mangá chamado 20th Century Boys que lembra em algumas partes o estilo das letras do Sigue Sigue e até o nome em si que originou de uma gangue.
A história que se passa 1969, os rapazes Kenji, Otcho, Yoshitsune e Maruo construiram, em um campo vazio, um esconderijo que eles chamam de base secreta, na qual eles e seus amigos podem se reunir para compartilhar mangás, revistas pornográficas e ouvir rádio.
20th Century Boys (20世紀少年, Nijusseiki Shōnen) é um mangá de mistério da ficção científica criado por Naoki Urasawa.
21st Century Boys
Os dois últimos volumes da história foram publicados sob o nome de 21st Century Boys (21 世纪 少年, Nijūisseiki Shōnen).
A série faz muitas referências ao rock, bem como outros animes da década de 60 e 70. Seu título é baseado na canção "20th Century Boy", da banda inglesa T. Rex.
Várias partes da série são também contadas em "flashbacks" de eventos anteriores, os personagens tentam desvendar o mistério de quem é o "Amigo" e como parar seus planos de destruição do mundo, a maioria dos backstories das crianças através dos anos 70 e 80 é dito desta forma.