Foi através da música "Don't You (Forget About Me)", sucesso em 1985 que o grupo escocês Simple Minds foi apresentado
ao mundo. Formado em 1977, esteve no núcleo do movimento new wave, contando com influências explícitas de David Bowie e Roxy Music.
Com hits como "Alive and Kicking", o Simple Minds vendeu milhões de cópias.
Na música Alive and Kicking o vocalista Jim Kerr questiona sobre algumas circunstâncias. É como se a letra perguntasse que quando coisas inesperadas acontecem, quem estará ao seu lado, e o que deve ser feito. E a resposta vem no próprio refrão "Alive and kicking, stay until your love is", ou seja, permaneça vivo onde o seu amor está, e "chute" o resto.
No clipe a mensagem é similar. Ele começa com uma tomada aérea feita da banda em um penhasco com uma cachoeira. A fotografia do clipe é fantástica, a paisagem transmite muita beleza aos olhos mais atentos. O clipe segue com Jim Kerr cantando e a banda tocando seus instrumentos na beira do penhasco.
As perguntas são feitas: "e se tudo der errado?", "e se as luzes que brilham não significarem nada?", através dos vocais de Jim, e a resposta é a imagem da segurança da banda diante o perigo da queda, nessa hora a fisionomia do vocalista é bem expressiva. "Estou vivo e chutando", canta Jim, o que nos remete que, apesar das circunstâncias, ele continua firme e forte!
O clipe traz um show para uma espectadora silenciosa: a natureza. É um concerto em meio ao vento, árvores, águas e um lindo pôr-do-sol!
O término do clipe vai se aproximando com a banda tocando em uma pequena ilha envolta a uma imensidão de água, tendo como acompanhante a lua que surge no céu.
Não se desanime, acredite no seu amor e mande o resto às favas - essa é a mensagem do Simple Minds!
Cristiane Muniz |