Olá galera ligada no que rola aqui na estrada Autobahn!
O videoclipe comentado agora no momento é extraído do álbum Strangeways, Here We Come (1987), da banda inglesa The Smiths. Este foi o quarto e último disco deste grupo e que na opinião de todos os integrantes, foi o melhor trabalho da carreira do conjunto. A música é a quinta faixa deste LP, ao lado de outros dois sucessos: ''Girlfriend in a Coma" e "Last Night I Dreamt That Somebody Loved Me".
O clipe começa mostrando uma cidade típica da Inglaterra, aonde se vê muitas pessoas nas ruas, carros, prédios e antigas construções de tijolos em meio daquele clima frio aonde eles estão acostumados. Depois disso, aparece o vocalista Morrisey pedalando em cima de uma bicicleta junto a um grupo de jovens pelas vias e calçadas. Entre uma cena e outra, tem uma hora em que Morrisey (usando óculos) faz um sinal de continência e os outros garotos também o fazem. Há um menino que arruma o banco de sua bike, outros que ficam parados conversando, imagens de personalidades, um exemplo é o rosto de Elvis Presley estampado numa jaqueta jeans na parte das costas de um deles. Placas de sinalização, uma saída do grupo por um túnel, momentos em que aparece o Morrisey sozinho, caminhando e pensando. Até eles chegarem e pararem com suas bicicletas após os passeios num prédio chamado Salford Lads Club (famoso clube de lazer, fundado em 1903), aonde a câmera focaliza alguns de seus rostos.
Em um determinado tempo, eles pegam as ''magrelas'' saem daquele lugar e voltam a passear em meio à prédios e muros pichados, velhos, etc. Reparem que surge a figura de uma menina segurando uma bonequinha acompanhada de um carrinho próprio para bebês, realmente uma graça! Mas as atenções estão voltadas para Morrisey, que novamente está sozinho, olhando para o infinito e sempre pensativo numa cena e na outra, aqueles adoslescentes todos juntos pedalando e tomando o seu destino de volta para as suas casas. Até que anoitece e eles passam em frente a uma loja com o nome de Albert Finney (ator britânico), que na verdade foi uma homenagem ao próprio, que por sinal é integrante do clube mencionado acima. Todo o clipe foi feito em Manchester e acredito que a mensagem transmitida por ele é de pura liberdade, tanto para os jovens, quanto para os adultos. Sem falar na letra que é maravilhosa, cuja a tradução é ''Me interrompa se você acha que já ouviu esta antes". Com certeza, os Smiths foi a melhor banda dos anos 80 e seu legado ficará para sempre.
Canções cheias de poesias e sensibilidade, além dos clipes bem ''viajantes'' mesmo. Vale à pena conferir, ouvir e curtir a discografia.
Um abraço e boas lembranças para vocês!