“And start the night life over again
Kid myself I'm having fun“
Não tem nada mais “clubber” do que o sensacional clipe de Bedsitter do Soft Cell. Parece que ele traduz o sentimento de nos, “autobahners”, que vivemos todas as noites de sábado, dançando e curtindo muito, e acordamos no domingo com aquela vontade doida de que a semana passe logo para podermos nos divertir mais...rs
Sou suspeita para falar do Soft Cell, pois é uma das minhas bandas favoritas. Amo seus clipes e várias de suas músicas fazem parte da minha história. Mas vamos lá, vamos falar do clipe.
Bedsitter é quase um curta-metragem, mostrando a vida insana e maravilhosa de um jovem londrino na década de 80, “all alone in bedsit land”, sozinho em sua cama, acordando depois de uma londa noite de dança, amor e bebida, tentando se lembrar do que aconteceu, vendo a bagunça do seu pequeno studio (mais chique que kitnet...rs), com a pia gotejando, discos e roupas jogados pelo chão, e ele querendo a companhia de alguém... mas não... o que ele quer mesmo é que a noite chegue logo, e com ela, ele possa se aventurar nos badalados nightclubs londrinos, com seu super visual New Romantic, “dancing, laughing, drinking, loving”. Amo demais tanto o clipe quanto o clima totalmente cool dessa música.
A sincronia de imagens com as batidas da música também é impressionante, sendo a interação de imagem e som algo muito forte para essa turma de artistas “futuristas” dos anos 80.
Também é muito legal ver as cenas externas de Londres, o Piccadilly Circus, no famoso West End eternizado pelo Pet Shop Boys, que na época era o centro cultural e musical da Cidade Música_ se Paris pode ser a Cidade Luz, acho que podemos dar esse apelido a Londres, não?
Vemos também algumas estações de metrô, como a St John’s Wood, estação mais próxima do Estúdio da Abbey Road, local de peregrinação da maioria dos fascinados pela música inglesa, mesmo que não sejam beatlemaníacos. O bairro de St John’s Wood é também famoso por ser um metros quadrado mais caros de Londres, que já teve moradores ilustres como o ex-beatle Paul Mccartney, Andy Fletcher do Depeche Mode e a top model Kate Moss. Chique como todo bom New Romantic.
Tanto a música quanto o clipe de Bedsitter são praticamente autobiográficos, pois Marc Almond batia cartão na boate Blitz, no West End Londrino, berço do New Romantic, também frequentada por Boy George, Steve Strange, Siouxsie (responsável por Marc ter saído da faculdade para se dedicar à música) e também pela belíssima e extravagante Cindy Ecstasy, a voz feminina da música Torch do Soft Cell.
Que venha logo o sábado para curtirmos muito ao som do melhor da década de 80 no Autobahn! Dentro de nós, essa efervescência do West End dos anos 80 não morrerá nunca!!!