Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Tainted Love

Nesta semana mais um clipe de um dos clássicos dos anos 80: a sensacional Tainted Love, do Soft Cell, que ficou nada mais, nada menos do que 43 semanas nas paradas americanas, quando foi lançada em 1981, entrando para o Guinness Book.

Parte do polêmico "Non Stop Exotic Videos", uma coletânea de vídeos promocionais lançada em 1982, Tainted Love é somente um aperitivo para os que gostam da irreverência e da ousadia do duo Marc Almond e Dave Ball. Todos os clipes desse show de extravagância tem uma boa dose de urbanidade, retratando na maioria dos clipes a vida noturna, tão querida pela dupla, com prostitutas, o sexo fácil nos cabarés e pubs, além dos desencontros, paixões e aventuras dos jovens boêmios londrinos. O clima soturno se mistura ao lado cômico, ou melhor, ao cinismo da dupla, e o resultado é uma das melhores coletâneas de vídeos dos 80. Marc Almond certamente foi um dos maiores responsáveis pela qualidade desse trabalho, pois cursava a faculdade de Artes naquela época. Já no sucesso Tainted Love sua única contribuição, além dos vocais perfeitos, foi a sugestão do "tum, tum" inicial que se repete ao longo de toda a música

.

O clipe de Tainted Love, dirigido por Tim Pope, que depois ficou famoso por alguns trabalhos com o The Cure, diretor também de "O Corvo - Cidade dos Anjos" de 1996, foi um dos mais polêmicos da coletânea "Non Stop Exotic Videos".

No clima da letra que fala de alguém que procura se afastar do seu "tainted love", num cenário que mistura elementos da Roma antiga, com pagens, esculturas romanas e coroa de flores imitando arruda adornando os cabelos do Marc, um pouco do romantismo do final do século XIX, nas vestes da sua companheira de vídeo, a atriz Kelly Garret, e também um certo ar angelical na figura da garotinha que ouve seu desesperado desabafo, Marc Almond faz caras e bocas num estilo bem "não me toque", dando um show de interpretação.

O vídeo foi relançado em 1992 com uma nova roupagem, um rapaz atormentado por dois vultos femininos formados por estrelas. Aqui no Brasil essa versão do clipe ficou bastante conhecida, por ser figurinha fácil na programação da MTV Brasil nos primeiros anos da emissora.

Um grande vídeo para um sensacional single que ficou em primeiro lugar nas paradas de simplesmente 70 países. Enjoy it!

Muita Luz!!!

 

Cris Maggio

Edições Anteriores


voltar