Um clipe instigante dos anos 80? Burning Down the House da banda norte-americana Talking Heads!
Dirigido pelo próprio vocalista David Byrne em 1982, possui como foco principal, claro, uma casa! Estrela principal, já aparece nos primeiros segundos, tendo como fundo a passagem do tempo: dia para noite.
Logo na sequencia, surgem os 4 integrantes do grupo, tocando seus respectivos instrumentos, em uma sala enfeitada com um lustre enorme e adorno em forma de leque bem ao fundo... A câmera se afasta e há um “close” no rosto de Byrne, meio que fantasmagórico, e de repente, há uma projeção desse mesmo rosto bem na frente da casa! Na mesma velocidade, desaparece! Saindo do ar!
Dentro da casa, nesse momento, o vocalista é uma criança e os demais componentes foram igualmente trocados! Há um suspense no ar: o cantor ressurge descendo literalmente pelos ares! É o começo do fogo projetado dominando o fundo do ambiente...
Várias junções de rostos (uma inovação para a época) ocorrem, cena a cena, conferindo todo o clima de mistério... Coreografias marcadas e a projeção de fogo persiste... Burning Down the House!!!
As imagens sobrepostas dos rostos, agora, é real: os integrantes substituídos agora contracenam juntamente com os membros oficiais da banda! Entrando um ar de descontração e interação imediata... Justamente nesse momento, as projeções na casa cessam e partem para a rua! A imagem de David agora domina a estrada!
Sem dúvidas: um clipe, no mínimo, provocador!