Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Tears For Fears - Woman in Chains

Woman in Chains foi o segundo single do album "The seeds of love" da dupla inglesa Tears for Fears com participação da cantora Oleta Adams e teve seu vídeo clip lançado em 1989. Apesar de seu formato simples, em imagens em preto e branco, e com algumas cenas da banda tocando, o vídeo foi totalmente baseado na letra da música e trata da complexidade nos relacionamentos entre homem e mulher.


O vídeo apresenta um casal em crise: ela, uma bailarina de boate, aparece dançando rodeada de homens eufóricos com sua apresentação, porém sua expressão mostra claramente que ela não tem nenhuma satisfação em estar se expondo a esses homens, o que sugere que ela tem que fazê-lo simplesmente em troca de dinheiro.

Seu companheiro aparece treinando boxe, socando de modo descontrolado um saco de areia o que sugere frustração, provavelmente pelo fato de seu trabalho não ser suficiente para o sustento do casal, fazendo com que sua companheira tenha que exibir seu corpo a desconhecidos.


O descontentamento de ambos causam brigas, retratadas no vídeo em cenas de violência doméstica, mas também demonstra a paixão que um tem pelo outro. Ao final, no trecho da musica "....so, free her...(então liberte-a)", mostra a mulher dançando e o homem correndo deixando em aberto o desfecho do relacionamento.

   
   

O vídeo é emocionante e consegue nos chamar à reflexão sobre as atitudes de homens e mulheres dentro de um relacionamento, e as conseqüências que podem ser alcançadas.

   

Curiosidades:

- Tanto Curt Smith, quanto Roland Orzabal são filhos de pais separados, e na década de 90 em um programa da MTV Orzabal confidenciou emocionado que o vídeo lembrava muito o relacionamento de seus pais;

- O diretor do vídeo Andy Morahan ganhou o prêmio de melhor diretor no MTV Video Music Awards de 1988 pelo vídeo Father Figure do cantor George Michael;

- Apesar de não aparecer no vídeo, o cantor e ex baterista do Genesis, Phil Collins fez os arranjos de bateria para esta musica;

  

 

Claúdia Villalobo

Edições Anteriores


voltar