Vamos falar de um clipe do trio mais carismáticos dos anos 80: “Rough Boy” do ZZ Top!
Com duração de 3m45s, foi dirigico por Steve Barron (renomado pelos trabalhos fabulosos como diretor nos vídeo-clipes de Take on Me do A-ha, Money for Nothing do Dire Straits, Billie Jean-Michael Jackson, Don't You Want Me-The Human League, dentre outros...) além do filme Amores Eletrônicos, com trilha inesquecível de Culture Club, Phillip Oakey & Giorgio Moroder, Heaven 17 etc.
O vídeo tem como ambiente um lava-rápido espacial que recebe a “versão sideral” (híbrido de carro / nave) "Eliminator": o emblemático Ford Coupe 1933 vermelho (estrela da maioria dos clipes da banda na década de 80) e esta montagem da “caranga” figura na capa do álbum Afterburner, nono da carreira). De tão icônico, o “Eliminator original” está atualmente exposto no Rock and Roll Hall of Fame!
Intercalando imagens de mãos e rostos dos membros do trio, bem como as pernas de uma mulher, essas partes são projetadas em placas de metal, algumas das quais duplicam como sinais de mensagem iluminados ou indicações de travessia, parecendo placas de trânsito.
Todos esses “takes” são muito bem elaborados, contando com uma fotografia fantástica! Tanto é que ganhou o prêmio de melhor direção de arte no MTV Video Music Awards de 1986, deixando para trás, nada mais, nada menos que: "The Sun Always Shines on T.V." do A-ha e "Money for Nothing" do Dire Straits!
Foi indicado para diversas categorias dessa mesma premiação, tais como:
- Melhores Efeitos Especiais
- Melhor Video Experimental
- Melhor Direção
- Melhor Edição
- Melhor Fotografia
Damaris Camargo Aranha |