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Um grupo de jovens se junta no início dos anos 80 com o mesmo objetivo: fazer música eletrônica. Eles tinham a mesma influência musical: Kraftwerk, Gary Numan e Cabaret Voltaire. O fato curioso é que isso aconteceu em Minneapolis, cidade de onde surgiram bandas como Hüsker Dü, Babes in Toyland, Prince; e nos EUA - país onde a maioria tem preconceito com música eletrônica (essa mesma visão retrógrada influenciou muita gente aqui no Brasil também).
Amantes de tecnologia, tiram do livro “Choque do Futuro”, do jornalista/visionário Alvin Toffler, o nome da banda. Nesse livro, o profeta realista prega a importância do conhecimento na sociedade moderna, que se obtém através da informação. Está formada a Information Society!
Nessa fase, estão no grupo:
      Murat Konar - vocal
      Kurt Valaquen - vocal/sampler/programação
      Paul Robb - programação/teclados/bateria
      James Cassidy - baixo
      Amanda Kramer - teclados
O 
      grupo faz apresentações pela cidade e reúne 5 das músicas 
      tocadas nos shows em um EP (mini LP). Conforme depoimento de Kurt Valaquen 
      a gravação total do EP incluindo os vocais é feita 
      em 14 horas com o custo de 600 dólares. Com pouco dinheiro, eles 
      têm poucos equipamentos disponíveis para tocar as músicas.
Dois 
      anos depois vem o LP Creatures of the Influence 
      - novamente com muitas experimentações e mostrando influências 
      evidentes do Kraftwerk e Cabaret Voltaire. As faixas não 
      tem apelo comercial, por isso o álbum não vende bem, mas uma 
      música ali chama a atenção, ela se chama Running 
      e conta com o vocal de Murat.
O potencial dessa faixa é explorado no ano seguinte (1985) quando a lançam em single com um remix muito bem elaborado e faz o mundo voltar suas atenções a banda. Com a música o InSoc conquista os clubes, entra nas paradas, ganha matérias e prêmios de revistas conceituadas de música e fazem turnê pelos EUA.
Murat Konar sai da banda, mas as coisas estavam começando a engrenar e a banda não poderia parar.
Em 
      1998 lançam o LP Information Society e 
      a banda se estabelece como uma poderosa fábrica de hits. Esse ábum 
      entra para a história, pois praticamente todas as faixas viram sucessos 
      mundiais, inclusive Running - agora sob os eficientes vocais de 
      Kurt Valaquen e com a batida característica encontrada em 
      diversas outras músicas do estilo freestyle.
      What's on your mind (pure energy), Walking Away, Lay 
      All Your Love on Me (cover do ABBA), a própria Running 
      e Repetition são sucessos absolutos por onde passam.
No Brasil o InSoc invade todas as pistas de dança, através 
      dos DJs que importavam discos não oficiais que tinham algumas faixas 
      do LP Information Society. Logo após houve uma maciça 
      execução nas rádios, com as músicas ficando 
      entre as mais pedidas pelos ouvintes.
      Na mesma semana do show no Brasil em 89 (São Paulo e Rio de Janeiro) 
      é lançado o ábum Information Society pelo 
      selo Stiletto, trazendo fôlego para a gravadora lançar diversos 
      outros artistas.
Paul Robb, compositor da maioria das músicas e um dos produtores do álbum ganha reconhecimento e faz trabalhos paralelos. Mixou algumas músicas do segundo disco do Kon Kan (Syntonic), co-produziu o single 12” de Silent Morning do Noel e produziu todo o álbum de estréia dele, produziu e mixou o single de Russian Radio do Red Flag, remixou o cd Living in Oblivion do Anything Box, entre outros diversos trabalhos.
Em 
      90 voltam às pistas, paradas, rádios e TVs com o lançamento 
      do LP Hack contendo os hits Think, How 
      Long, Come With Me e a balada Slipping Away.
Curiosidade: o carro da capa do Hack pertenceu a Kurt entre 87 e 97.
| Exemplo do efeito "Valaquen" em carros: | |
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| Antes | Depois | 
Em janeiro de 91 o Information Society se apresenta para mais de 190 mil pessoas no Rock in Rio II. Em agosto do mesmo ano a banda volta para fazer a maior turnê já feita por uma banda estrangeira no país, passando por 25 cidades. Tocaram em cidades que nunca tinham recebido um artista internacional. Foi uma resposta à altura da popularização da banda no Brasil, pois eles tinham mais sucesso aqui do que no seu país de origem.
Em 
      92 é lançado o álbum Peace and Love, Inc. 
      que trouxe poucos hits, como a faixa título Peace and Love, Inc., 
      Cry Baby e Going Going Gone. Esse disco não consegue 
      tanto sucesso aqui no Brasil e no exterior também, mesmo assim a 
      banda se apresenta por aqui no ano seguinte, mas a turnê também 
      não tem mais a proporção de antes.
Paul e James saem da banda, Kurt compra o nome da banda e inicia a composição para as músicas do próximo álbum. Os anos seguintes não são muito bons para Kurt, pois a gravadora rescinde o contrato e as condições para a futura gravação parecem estar cada vez mais distantes. Em paralelo, ele começa a compor música para um outro mercado: jogos de videogame. O primeiro foi a trilha do X-Men 2 para Mega Drive (anos depois trabalhou nos dois episódios do jogo Soul Reaver para Playstation).
Só 
      em 97 é que o álbum Dont' Be Afraid 
      é lançado. E com ele vem diversas mudanças no som da 
      banda que se reflete na capa original do CD: as músicas têm 
      um clima pesado, bem distantes das pistas e do InSoc que tanto fez sucesso 
      por aqui e no mundo. As dificuldades para o lançamento nacional desse 
      trabalho por aqui foram imensas, os executivos das gravadoras sabiam que 
      dificilmente teriam o retorno financeiro. Acabou sendo lançado pela 
      Stiletto, mas desfigurado: a arte da capa foi completamente refeita e o 
      CD-ROM (com clipe, fotos e filmagens do carro) que faz parte do conjunto 
      original ficou de fora.
Information Society não acabou. Pode ser que Kurt faça um novo trabalho, mas até o momento não há qualquer notícia sobre essa que foi uma das mais marcantes bandas dos anos 80.
      
      Matheus Meneghini Leal