Lembranças

Fliperamas - Pinball

Você já ouviu falar em “Tilt”, “Bônus”, “Bola Extra”, “Ficha”, “Cavaleiro Negro”, “Vortex”?

Se já conhece estes termos e nomes então matou a charada!!
O tema da nossa matéria é Fliperamas (Pinballs) e Arcades (jogos de vídeo) como eram chamados nos anos 80.

Qual é o garoto que não jogou um Fliperama ou Arcade nos anos 80?

Eu mesmo, certa vez cheguei a gastar uma mesada inteira com ‘fichinhas’ no Fliperama ou ‘Diversões Eletrônicas’ como era conhecido também o lugar onde havia máquinas eletrônicas com diversos jogos.

Vamos começar falando um pouco das máquinas de Fliperama (Pinballs), máquinas fascinantes multi-coloridas que encantavam com seus jogos.

O funcionamento de uma Pinball é algo bem básico, consiste em um placar eletrônico onde são marcados os pontos, uma ‘mesa’, ‘tabuleiro’ ou ‘campo’ onde se desenvolve o jogo.  O objetivo é evitar que uma bolinha de aço ultrapasse uma ‘barreira’ defendida por você através de dois pinos paralelos, com um toque nos botões de comando laterais da máquin a você pode rebater a bolinha acertando o alvo e marcando os pontos, para ganhar uma ‘ficha’ extra você tem que marcar um determinado número de pontos, a máquina registra todos os scores, principalmente as melhores pontuações.

Os Pinballs dispunham de várias configurações e animações, chegando até a ter algumas máquina scom ‘2 andares’ onde o jogo se tornava mais emocionante pelo grau de dificuldade oferecido.

Os termos e seus significados:

Tilt – A função ‘Tilt’ era indicar quando a máquin a entrava em pane ou travava literalmente, isso acontecia geralmente quando algum jogador exaltado dava uma pancada na máquina, fazendo com que a mesma travasse.

Bônus – A função bônus indicava quando um jogador tinha direito a uma porção de pontos extra devido a uma boa jogada ou por ter acertado um alvo difícil uma ou mais vezes.

Bola Extra – Esta função presenteava o jogador com uma bola extra, no Pinbal cada ficha jogada dava direito a 5 bolinhas, uma bola extra significava jogar com 6 bolinhas aumentando a possibilidade de ganhar uma ficha extra e poder se deliciar jogando mais uma rodada.


Algumas máquinas que fizeram história

Cavaleiro Negro – Esta máquina reproduzia a era medieval onde o principal desafio era enfrentar o poderoso Cavaleiro Negro, a máquina tinha um Playback de voz onde o próprio Cavaleiro Negro desafiava seus Oponentes em frases como: como é, vai desistir do combate?

Oba Oba – O Oba Oba trazia em sua configuração a ilustração de uma espécie de Cassino Carnavalesco, onde no painel estavam lindas mulatas e o tabuleiro era todo decorado em clima de festa.

Vortex – Vortex transportava o jogador a um reino mágico onde lindas amazonas cavalgavam em seus cavalos alados, através de dimensões desconhecidas sempre em busca de aventura.


Titan – Aqui você tinha que se deparar com o poderoso Titan, espécie de andróide que na proposta do jogo faria o possível para impedi-lo de alcançar seu objetivo e ganhar fichas extras.




Outras Pinballs famosas: Fire Action, Sure Shot, Hawkman, Cosmic, Rally, Gemini 2000, Monster Bash, Medieval Madness, Revenge from Mars, Scared Sttif, Circus Voltaire.





 

Ivan Guilherme Bereni


Voltar