Lembranças
Mascotes dos anos 80

Hoje iremos relembrar algumas figuras icônicas que marcaram as propagandas e comerciais de grandes marcas na década mais colorida e alegre de todas. A maioria desses mascotes foram representadas por animais fofinhos e que jamais irão cair no esquecimento.

Vamos começar falando do coelhinho da marca de pilhas de Duracell. Essa criatura fofíssima nasceu no ano de 1973 e desde então tem acompanhado a evolução da marca aparecendo sempre em seus comerciais tocando instrumentos, correndo ou escalando montanhas provando que Duracell dura muito mais que as outras pilhas. No site oficial da Duracell é possível assistir um vídeo chamado de "Bunniografia" que mostra uma breve história do nosso coelhinho querido.

Um simpático e desajeitado frango veloz chamado de Lequetreque é a mascote da marca Sadia. Ela foi criada em 1971 pelo publicitário francês Francesc Petit da agência de publicidade paulista DPZ.

Como parte de uma campanha publicitária para introdução do frango defumado, que vinha temperado e, por isso, podia ir direto ao forno diminuindo o tempo de preparo (foi aí que surgiu a ideia de usar a ave como mascote) o comercial de estreia na televisão utilizava o slogan "O frango mais veloz do mundo" com a sua famosa mascote, que mais tarde se tornou o porta-voz oficial da Sadia. O primeiro filme mostrava esse carismático franguinho ajudando uma dona de casa em apuros com o jantar.

O sucesso com o público foi imediato e o frango Sadia conquistou todo mundo. Em 1985 foi aberto um concurso para escolha do nome do personagem que foi batizado de Lequetreque. No primeiro semestre de 2007, a Sadia lançou uma de suas maiores campanhas e apresentou a nova versão da mascote Sadia em 3D (três dimensões), para acompanhar a evolução dos novos tempos.

O personagem em formato 3D demorou quase um ano para ficar pronto devido a riqueza de detalhes dos traços do desenho.

Com visual novo, passou a ser chamado somente de Mascote Sadia, reforçando ainda mais a marca e consolidando-se dentro do novo momento do mercado. há quase quatro décadas, esse personagem encanta gerações com a sua simpatia e jeito estabanado.

Ele deixou de ser utilizado durante um tempo, mas, em 1983 voltou com tudo nas campanhas com uma grande sacada de marketing que foi de dar a responsabilidade ao publico de dar um nome ao tão carismático frango. Após muitas horas de julgamento o “franguinho” finalmente foi batizado de “Lequetreque”.

O bocão da marca de gelatinas Royal é daqueles mascotes clássicos e muito querido pelo público. Quem não se lembra dele falando "Abre o bocão da Royal"... A gelatina fazia a alegria da criançada e os comerciais eram super divertidos.

A querida menininha Nhac da marca de margarina Claybom foi criada em 1970 e também marcou gerações. Impossível não sentir aquela nostalgia ao lembrar da garotinha que falava o slogan: Nhac, Nhac, Bom. Em 2016, a Claybom foi relançada com uma nova fórmula e a menininha Nhac ganhou uma nova identidade um pouco mais moderna.

Na década de 1980 a empresa Nestlé, através da sua agência de propaganda na época, a Norton Publicidade, criou um personagem com o intuito de diferenciar seu caldo de galinha em tabletes, do forte concorrente Knorr.

Após um trabalho conjunto de publicitários, surgiu a personagem Galinha Azul, a garota-propaganda da empresa Maggi, que após permanecer na mídia durante seis anos, em campanha de TV, merchandising e ações promocionais, ainda hoje ilustra a embalagem dos caldos da Nestlé.

Uma campanha de destaque esteve vinculada à novela das 8, Vale Tudo, onde o ator César Filho junto a personagem faziam a pergunta "Quem Matou Odete Roitman", afim de premiar o acertador com 5 milhões de cruzeiros. Também foi criada a dança da galinha azul, veiculada no programa Viva a Noite, do SBT. Além do caldo, a personagem alavancou a venda de todos os outros produtos Maggi, como as sopas, por exemplo.

Esperamos que tenham gostado e se divertido ao lembrar e recordar de alguns desses personagens que nos trazem ótimas lembranças dos anos 80 e alguns deles continuam nos encantando até hoje!

Sábado é dia de viajar no tempo e reviver os melhores momentos da nossa infância e adolescência na pista mais concorrida de São Paulo com o melhor dos anos 80! Nós vamos lá!


Ronaldo Martins Lima