Lembranças
Mascotes dos anos 80 - Parte II

E continuando a falar das mascotes que foram famosos nos anos 80, e que até hoje quando vemos as imagens conseguimos relacionar com as marcas ao qual eles representam.

Jotalhão – Cica
O elefante verde que aparece na decoração das latinhas, o Jotalhão, de Maurício de Souza, foi criado em 1962 para uma campanha publicitária que não foi adiante para o Jornal do Brasil. Oferecido então à Cica, foi adotado em 1979, dentro de um processo de modernização do design e da estratégia de comunicação da empresa, a cor verde do elefante faz referência a cor da marca CICA.

Graças a uma tira da Mônica que mostrou a já clássica piada em que a menina dentuça puxa um elefante pela tromba e ouve o Cebolinha dizer “Não sei , não... mas acho que sua mãe pediu foi massa de tomate”!

A brincadeira aludia ao nome do extrato de tomate Elefante, produzido até hoje pela Cica.
Entretanto, Mauricio de Sousa promoveu uma significativa mudança no visual do personagem para adaptá-lo à nova empreitada. “No começo ele era cor de rosa, nem sei o porquê. Saía assim na Folhinha de S.Paulo, antes da parceria com a Cica. Depois, com o contrato, ele foi esverdeado para conseguir melhor contraste nas latinhas do extrato de tomate. Ficou algo meio ‘italianado’, como Maurício queria.”

Bond Boca – Cepacol

Criado pelo publicitário Cláudio Sendim, em 1983, o Bond Boca satiriza o herói James Bond, interpretado pelo ator britânico Roger Moore que na época fazia o agente 007 nos cinemas, enquanto encoraja os consumidores a usar o antisséptico bucal Cepacol.

Com seu topete e sorriso branco e jeitão de galã, Bond Boca era o maio inimigo dos vilões da boca como o Bafo- Bafo, Zé Cariado e o Gargantão, nos comerciais ele usava o produto para eliminar estes inimigos da boca saudável.

O personagem em formato 3D demorou quase um ano para ficar pronto devido a riqueza de detalhes dos traços do desenho.

Variguinho

A personagem foi idealizada pelo publicitário Delcio Pereira. Tinha o formato de um pequeno avião humanizado, com corpo "rechonchudo", nariz preto e usando as asas como braços, a figura do aviãozinho foi usada em desenho animado para filmes comerciais para TV, vídeos institucionais e uma série de revistas em quadrinhos que chegou a ter 30 edições publicadas que eram distribuídas em vôos e vendidas em bancas de jornais, era publicada pela editora Ícaro da própria Varig, as publicações traziam ainda passatempos e informações de curiosidades relacionadas à aviação.

O Variguinho chegou a fazer parte do imaginário de uma geração da elite e da classe média das grandes cidades brasileiras, cujos pais eram passageiros (frequentes ou esporádicos) dos voos da Varig.

O tema musical dos desenhos fazia referência ao popular jingle da Varig nos anos 1980 e 1990, "Varig, Varig, Varig", com a seguinte letra no refrão: "Varig, Varig, Variguinho / Ensinando com emoção / Varig, Varig, Variguinho / Nosso amigo, nosso avião!"


Azulzinho ou Homenzinho Azul

Um careca gorducho que nos anúncios da JOHNSON & JOHNSON aparecia enrolado em uma toalha saindo do banho rebolando e cantando, foi criado em 1978, por Edmar Salles, da agência Lowe Lintas, e animado por Walbercy Ribas, da Start Anima de Desenhos animados, para comunicar a marca de hastes flexíveis COTONETES no mercado brasileiro.

O comercial de estreia, que fazia parte de uma campanha com o objetivo de reforçar o conceito de hastes flexíveis conquistou Leão de Bronze no Festival de Cannes do mesmo ano. O objetivo da campanha, que tinha como tema “Gente grande também precisa de carinho”, era mostrar que o produto tinha outros usos além dos cuidados infantis.

.

Quick Bunny

A mascote da marca Quik nos anos 80 é o Quick Bunny, que em tradução literal para o português quer dizer “Coelho Rápido”. Hoje em dia a Nestlé mudou o nome do produto para Nesquik, mas crescemos com o achocolatado Quik, e claro ainda tinha o Quik de Morango que causava as mais extremas reações, não tinha meio termo, ou se amava ou se odiava o sabor. A ideia da mascote é passar a impressão de que as crianças ficam mais energéticas quando tomam o achocolatado. Ele apareceu pela primeira vez no Brasil ano de 1973 e foi muito popular nos anos 80, marcando a infância dessa geração. Suas campanhas publicitárias são repletas de energia e velocidade

Sábado é dia de viajar no tempo e reviver os melhores momentos da nossa infância e adolescência na pista mais concorrida de São Paulo com o melhor dos anos 80! Neste sábado tem BLACK WEEK, atendendo aos pedidos a maior promoção do ano continua neste sábado com promo especial na entrada e nos principais drinks da festa! A festa mais esperada do ano!

E o melhor, A PRIMEIRA CERVEJA É POR NOSSA CONTA! Não dá pra perder essa festa!

Nós vamos lá!


Carolina Gomes