Lembranças
MTV

 

Eu quero a minha MTV!

Há 38 anos, mais especificamente em 01/08/1981, a MTV Music Television foi ao ar pela primeira vez, exibida por um canal pago de TV a cabo, inicialmente somente disponível em algumas regiões de New Jersey.

“Video Killed The Radio Star” foi o primeiro videoclipe a ser exibido, marcando o início de uma nova era na história da cultura musical, onde se clamava por uma forma de expressão musical mais visual, unindo a música à imagens e vídeos.

A ideia inicial da MTV era a de realmente ser a “music television”, exibindo videoclipes 24 horas por dia e 7 dias por semana.

O sucesso da MTV foi imediato e as lojas de discos em áreas onde a emissora estava disponível, passaram a vender músicas que as estações de rádios locais não tocavam (citando alguns artistas, como: Men at Work, Bow Wow Wow, Human League, etc.)

A MTV desencadeou a Segunda Invasão Britânica, exibindo com alta frequência, os videoclipes de bandas e artistas britânicos como A Flock of Seagulls, Duran Duran, Thomas Dolby, Billy Idol, Spandau Ballet, Adam and the Ants, ABC, Bananarama, Soft Cell, Human League, Art of Noise etc.

A década de 80 é sempre citada como uma das mais ricas musical e culturalmente, influenciando este cenário até os dias de hoje. A MTV veio para enriquecer ainda mais esta tão destacada década, revolucionando a indústria musical e tornando-se uma influente fonte de cultura pop e entretenimento nos Estados Unidos, assim como em outros continentes (Europa, Ásia e América Latina).

Com o estrondoso sucesso da emissora, as gravadoras passaram a reconhecer o valor da MTV como importante veículo de mídia e começaram a investir fortemente em videoclipes que, sem nenhuma modéstia, podem ser considerados mega-produções no que se refere aos efeitos especiais e à tecnologia disponível na época.



Artistas como A-ha, Duran Duran, Madonna, Michael Jackson e Prince, tiveram suas carreiras positivamente impactadas graças à MTV, que exibia seus vídeos com alta rotatividade em sua programação, sendo apresentados pelos VJs (Video Jockeys) da emissora.

Além de lançar artistas menos conhecidos, o papel da MTV foi fundamental em influenciar os artistas renomados da época, a incorporarem coreografias aos seus videoclipes. Dessa forma, os fãs aprendiam não apenas as letras das músicas, como também se arriscavam nos passos das coreografias. A MTV levou ao público muito mais do que música, contribuindo para o ressurgimento da dança no início da década de 1980 que se mantém até hoje. Vale destacar a influência no cinema, com o lançamento de musicais que fizeram história (Flashdance, Footloose, Dirty Dancing, etc.).

Várias outras bandas e artistas dos anos 80 também tiveram seu espaço na programação da MTV (Adam Ant, Bryan Adams, The Pretenders, Blondie, Eurythmics, Culture Club, Mötley Crüe, Ultravox, Van Halen, Bon Jovi, Def Leppard, The Police, The Cars, entre outros). A MTV também exibiu clássicos do rock dos anos 80 e também das décadas anteriores, como David Bowie, Rush, Aerosmith, Eric Clapton, The Who, Rod Stewart, Phil Collins, Dire Straits (cuja música e videoclipe, “Money for Nothing”, faziam referência direta à emissora, com o slogan “ I Want My MTV”), entre outros.

Já no final dos anos 80, a MTV passou a transmitir outros programas não necessariamente relacionados à música e videoclipes (como o reality show “The Real World” e a série de animação “Beavis and Butthead”), e também documentários, game shows e campanhas de utilidade pública.

Em 1985, a MTV veiculou abertamente campanhas de sexo seguro, em resposta à epidemia da AIDS, estimulando os jovens com vida sexual ativa, a praticarem o sexo seguro. A campanha foi bastante provocativa, mas teve uma influência bastante positiva sobre os jovens.

A MTV também foi pioneira na premiação dos melhores videoclipes em diversas categorias. O primeiro “MTV Video Music Awards ou VMAs” foi ao ar em 1984, presenteando a audiência com uma performance ao vivo de Madonna com “Like a Virgin”. E quem papou o prêmio de melhor videoclipe foi o The Cars com o sensacional You Might Think. E o Eurythmics como video de artista revelação com a maravilhosa Sweet Dreams, música que é a cara da festa Autobahn.

O sucesso mundial da MTV chegaria ao Brasil em 20/10/1990, como um marco histórico na música brasileira e nas gerações de jovens que a assistiam. A emissora era transmitida em São Paulo pelo canal 32 UHF e 9 VHF pela TV Corcovado, no Rio de Janeiro. O primeiro videoclipe exibido pela MTV foi o remix de “Garota de Ipanema”, na voz de Marina Lima. Os VJs da MTV eram jovens com pouca ou nenhuma experiência em televisão (alguns jornalistas, músicos, modelos, locutores de rádio, etc.). Astrid Fontenelle, Cuca Lazarotto, Gastão Moreira, Luiz Thuderbird, Maria Paula e Zeca Camargo foram os primeiros VJs da MTV Brasil. A emissora, inicialmente, não produzia muito conteúdo localmente e exibia programas da MTV americana e videoclipes, em sua maioria, estrangeiros, já que o cenário da indústria musical no início da década de 90 estava bastante desorganizado e pouco ou quase nada era produzido nacionalmente.

Com a maturidade da emissora, a MTV começou a produzir conteúdo local, como os programas “Disk MTV”, “Top 20 Brasil”, “Fúria Metal”, Yo! (dedicado ao rap e hip hop), “Lado B” (apresentado por Thunderbird no começo e depois por Fabio Massari, que também era locutor da rádio 89FM na época).

A MTV Brasil ainda investiu na produção do “Acústico MTV”, versão nacional do “MTV Unplugged” da MTV americana, convidando vários artistas e bandas nacionais para performances acústicas.

Infelizmente, a visibilidade da emissora foi abalada, principalmente, pelo uso da internet, causando queda significativa do Ibope. A emissora saiu do ar em 2013, 23 anos após seu lançamento.

As balas Juquinha que saboreamos nos anos 80, com seus diversos sabores de frutas, já estavam sob direção do empresário Italiano Giulio Luigi Sofio que comprou a empresa em 1979 e ampliou os negócios chegando até a exportar para os EUA.

Neste sábado o Autobahn celebra os 38 anos do 1o canal de videoclipes 24 horas por dia, 7 dias por semana com uma festa pra lá de especial! Os melhores e mais inesquecíveis videoclipes dos anos 80 nos telões da pista mais animada de SP!

Nos vemos lá!

Malu Ignacio