Lembranças
Nos banheiros dos anos 80

Olá amigos, hoje vamos lembrar de como eram os banheiros dos anos 80, seu visual, acessórios e produtos.

Vamos começar pelo visual, lembrando que na nossa infância os banheiros da maioria das casas ainda seguiam as tendências dos anos 70, portanto era comum nos depararmos com banheiros com azulejos amarelos, rosas e azuis combinando perfeitamente com a pia e o vaso sanitário. As casas novas já seguiam o estilo mais moderno onde a cor da moda era o marrom e o verde e os azulejos bege.

Impossível não lembrar dos bidês!!! Aquela peça ao lado do vaso sanitário, a qual ninguém sabia exatamente pra que servia. Teoricamente, essa peça foi criada na França no século XXVIII para higiene íntima, mas na pratica servia para guardar revistas ou roupas sujas. Como o bidê era muito comum nos hotéis, acabou virando moda no Brasil e sinônimo de riqueza, mas pessoalmente não conheço ninguém que o usava com frequência, portanto servia só para enfeitar o banheiro.

Muitas banheiros não usavam válvulas nas privadas, e sim aquelas caixas de plástico com uma cordinha pra puxar a descarga.

Outra coisa muito comum eram as cortinas de box. Geralmente de plástico e as estampas de peixinho eram as mais usadas. Logo depois passaram a ser box de acrílico ou plástico duro, esses duraram muitos anos. Lembram dos chuveiros de metal da Lorenzetti, pois é, não sei como sobrevivemos a esses chuveiros que não raro entravam em curto e soltavam faíscas. Para nossa alegria lançaram as duchas Corona que eram um pouco mais seguras. Aliás, lembro que quase todas as torneiras dos chuveiros davam choque.

Eu me lembro também dos tapetes de banheiro feitos de barbante, todos bordados com flores e feitos à mão.

Pra não dizer que eu não falei das banheiras...então, só os ricos tinham.

Engraçado que os produtos eram quase os mesmos em todas as casas. Vamos começar pelo Shampoo, Colorama é claro, sempre acompanhado pelo creme rinse da mesma marca. Outros bem conhecidos eram o Aquamarine, Opus e Vital Ervas. Para as meninas, era fundamental o Coquetel de Frutas, um creme para cabelo em pote gigante com várias cores e cheirinho de frutas. Já no final dos 80, a moda eram os shampoos 2 em 1 que vinham com condicionador e os mais usados eram o Pert Plus e o Dimension. E para quem tinha caspa, Denorex claro!!

A pasta de dente mais comum era a clássica Kolynos, outras bastante usadas eram a Gessy, Signal e Close-up. As progagandas da Kolynos viraram muito populares na época, sempre com jovens e adolescentes indicando a pasta de dentes.

Os sabonetes eram mais variados, mas os mais usados eram o Lux Luxo, Gessy, Phebo, Vinólia e Spree. Outro que ficou famoso foi o Caress que era transparente e lembrava uma pedra preciosa. Ah, não posso esquecer de um dos primeiros sabonetes masculinos que lançaram nos 80, o Denim que tinha o mesmo cheiro do perfume.

Graças a Deus os anos 80 nos salvaram daqueles papéis higiênicos cor de rosa que já vinham nos 60, 70 e duraram até o começo dos 80!!!! Primavera, a marca mais popular, se rendeu à concorrência do Neve e do Personal e passaram a fabricar os papéis brancos e macios, porém sua qualidade ainda era inferior, mas ainda assim mais barato.

Outro detalhe interessante que era característico da década era o porta-papel higiênico, quase uma porta secreta, que escondia o papel higiênico. O mesmo com a saboneteira dentro do box.

É isso aí galera, muito bom matar saudades dessa época com vocês.

Até a próxima!!!


Ivana Fevereiro