|
No cenário de mudanças e novidades ocorridas durante a década de 1980, surgiu uma moda de sucesso sem precedentes no ramo dos relógios de pulso: os legítimos Champion Watch.
Eram modelos populares, com tecnologia suíça e tinham uma característica especial: possibilitava a troca de pulseiras em uma ampla gama de cores.
Como o estilo new wave era a moda, meninos e meninas podiam usar e abusar das cores, sem que precisássemos comprar um relógio por dia.
Os relógios eram vendidos em kits compostos de 4 ou 7 pulseiras que permitiam mais de 49 combinações.
O Champion Watch tornou-se muito rapidamente em uma febre entre os jovens dos anos 80, e um sucesso de público e de vendas. E sob o slogan “Jovem, divertido, e combina com tudo !”. Um pouco mais tarde veio a ser imitado por outras marcas como Mondaine, que buscou um estilo ligeiramente diferente, mais elaborado em sua apresentação.
Todo mundo reconhece um Swatch quando vê um. Há claramente algo que faz um Swatch diferente de qualquer outra marca de relógios, mas o que seria?
O visual, as cores, o plástico?
O design, talvez, ou o fato de que é um relógio suíco e versátil o suficiente para ser usado com praticamente qualquer coisa.
Fato é que provavelmente quem viveu os anos 80 chegou a ter um Swatch. Ele era tão popular e tão transado para sua época, que chegava a ser usado pelas meninas para fazer aquele rabo-de-cavalo, usando o relógio para prender o cabelo.
Alguns modelos, como o SWATCH popular, permitiam prender o relógio diretamente ao vestuário.
Há relógios Swatch para pessoas de todas as idades, e um Swatch para cada ocasião. A história da Swatch é a história de uma revolução. Em 1983, a aparição inesperada de um relógio suíço, de plástico e barato virou o mundo do relógio de cabeça para baixo. De repente, um relógio era muito mais do que uma maneira de medir o tempo. Era uma nova linguagem, uma maneira de falar com o coração sem palavras. Em 2006 a Swatch comemorou a produção do seu relógio de número 333.000.000 (tricentésimo trigésimo terceiro milionésimo relógio, ufa...)
Casio Game-10 – No início da década de 80 os videogames começaram a surgir, com gráficos ainda bastante arcaicos.
Mas o que deixava o seu amigo do lado no colégio louco, louco, principalmente na hora do recreio, era quando aparecia algum amigo com o novíssimo relógio Casio Game, com seus jogos e musiquinhas.
Como o tempo do recreio sempre foi curto (e a molecada ainda acha que é até hoje), todos queriam ter uma chance de mexer, por exemplo, nas naves espaciais presentes no modelo que continha o game “Space Warrior”. Como os botões para jogar eram minúsculos, até você se acostumar, o sinal já estava batendo....
Relógio Calculadora Casio – surgiu por volta de 1981. Eram verdadeiros clássicos da época, símbolos da moda nerd. Logo que foram lançados, eram utilizados por estudantes nas salas de aula e, durante as provas, seu uso era raramente percebido pelos professores.
Essa alegria de se utilizar o relógio calculadora dentro da sala de aula durou pouco, até que os professores perceberam essa “traquinagem”, e seu uso dentro das salas de aula foi proibido.
A Casio, ciente do simbolismo que gira em torno de seu produto, relançou o relógio calculadora recentemente, com novo design, mas com preservação de sua originalidade. A ausência de recursos tecnológicos modernos, como câmera integrada, é o que torna um verdadeiro clássico.
Atualmente, o relógio calculadora da Casio (Casio Data Bank) apresenta todas as funções de calculadora e possui ainda cronômetro, calendário, 13 idiomas, memória telefônica para 150 números, alarme com função soneca e uma bateria que dura até 10 anos.
Está disponível em 5 cores..
A Casio com sua linha G-Shock revolucionou o mercado desde o início, desafiando os conceitos de resistência e funcionalidade.
Desde que foi lançado, assim como o tempo, não parou.
Da energia solar ao bluetooth, sempre se manteve na vanguarda da tecnologia e do design.
A ideia de criar um relógio indestrutível partiu do engenheiro Kikuo Ibe, head de design da Casio na época.
Ele idealizou o conceito Triple 10: um modelo com resistência à queda livre de 10 metros de altura, 10 ATM de resistência à água e bateria com 10 anos de duração.
Dois anos e 200 protótipos depois, nasce o relógio mais resistente do mundo.
Bom essa é apenas a primeira parte dos relógios que marcaram os anos 80, ainda tem muitos pra comentar na parte 2, entre eles Aqualand, Windsurf... Enquanto a hora não chega, vamos nos preparando pra curtir a festa Autobahn neste sábado continuando as comemorações dos 23 anos da festa Autobahn!
|