Caress - A linha de sabonetes possuía elementos que remetiam à feminilidade e ao encantamento.
Para divulgar o produto lá fora, o conceito da campanha feita pela Unilever era "Unleash your mysterious side" (Liberte seu lado misterioso).
Para transmitir esta mensagem, cada anúncio trazia uma sombra de mulher, sugerindo à consumidora que experimentasse o sabonete para descobrir seu aroma.
After Sport - Atkinsons Um sabonete que, junto com a colônia, tinha um apelo muito forte à sensualidade masculina.
Trazia uma fragrância de frescor, com a sensação de que o homem tinha sempre acabado de sair do banho.
Quem queria aumentar suas chances com o público feminino certamente foi um cliente cativo a este produto.
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Cashmere Bouquet - Trata-se de um produto de beleza e cosmético dos mais tradicionais, da famosa empresa "Colgate-Palmolive". A linha "CASHMERE BOUQUET" (na época talco, pó de arroz e sabonete) produzida no Brasil desde a década de 40.
Com o passar do tempo e a maior penetração do produto no mercado, a estratégia da empresa (que chegou aqui em 1927) foi divulgar intensamente o Cashmere Bouquet em revistas importantes, bem como através de anúncios e patrocínios de programas no rádio.
Graças a isso, todo mundo sabia pronunciar, direitinho, o nome do produto: "cachimir buquê". Nome em francês sempre foi sinônimo de grandes fragãncias.
Continuou sendo produzido nas décadas seguintes até que, em 2009, deixou de ser fabricado no Brasil.
Lembram-se do slogan musicado "Mais encanto para você, com Cashmere Bouquet"?
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Cinta Azul - O Cinta Azul que não existe mais, marcou uma geração por ter patrocinado a apresentação de Bat Masterson.
No papel principal, o ator Gene Barry, que interpretava o bom moço, elegante, muito bem vestido com chapéu côco e uma bengala. A música tema, vertida para o português, foi sucesso na voz de Carlos Gonzaga – o mesmo que gravou Diana, Carol…- e todas as crianças sabiam cantar “No velho oeste ele nasceu, E entre bravos se criou, Seu nome em lenda se tornou, Bat Masterson, Bat Masterson..”
A promoção do Cinta Azul colocava cápsulas dentro dos sabonetes e uma vez encontradas eram trocadas por bengalas promocionais.
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Denim - O sabonete possui um perfume amadeirado aromático masculino.
Era considerado um “coringa”, pois suas notas de topo bergamota, petit grain e sálvia esclaréia fundiam-se a olíbano, e ainda ao fundo âmbar, vetiver e cedro, para dar uma sensação única para a época.
A Denim, por anos patrocinou equipes, pilotos e tinha comerciais inseridos até na transmissão brasileira da F1.
Possuía não só o sabonete, como uma linha completa com perfume, creme de barbear, loção pós-barba.
Além da tradicional “desodorantada” do modelo havia também uma voz feminina que dizia a frase: “Denim, para o homem que não precisa fazer força para agradar.”
Feno de Portugal - Uma surpresa encontrar sabonetes importados. Este é um dos produtos 100% português e era encontrado apenas em algumas lojas do Pão de Açúcar, e mesmo assim em apenas alguns bairros escolhidos pela rede.
Feno de Portugal nasceu nos anos 30, na antiga fábrica de sabonetes Santa Clara e assumia-se como o melhor sabonete português, fruto da exigência de quem preferia os melhores produtos.
Mais tarde foi adquirida pela Sonadel (Sociedade Nacional de Sabões) e posteriormente passou para a Colgate-Palmolive, tendo sido recentemente adquirida pela BrandCare.
Lá fora a marca Feno de Portugal está atualmente presente no segmento de sabonetes sólidos e representa uma das marcas mais icônicas do universo do cuidado pessoal em Portugal, sendo conhecida pela sua fragância fresca e inconfundível, ligada à natureza.
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Fofo - Sabonete que marcou a infância da nossa época. Lançado para concorrer com os sabonetes da linha Johnson&Johnson, até então absolutos no mercado.
Sua fórmula desenvolvida com ingredientes naturais produziam e produzem até hoje uma espuma cremosa e delicadamente perfumada.
Seu aroma fez tanto sucesso que a fabricante expandiu a marca para vários novos produtos como amaciantes de roupa, cremes hidratantes, colônias, entre outros.
Gessy - Os sabonetes GESSY possuíam uma fragrância natural de rosas primaveris.
A propaganda dizia que sua espuma era rica em nutrientes que deixam sua pele bem protegida e delicadamente perfumada.
O slogan mais famoso era: "Novo sabonete GESSY! É gostoso como andar na chuva...".
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Lux - Talvez um dos mais populares e icônicos sabonetes da nossa história.
“Nove entre dez estrelas usam Lux” Esse existe até hoje e ainda faz sucesso.
Sempre associado à beleza e ao carisma de personalidades femininas no auge da fama, Lux construiu uma trajetória de comunicação que converteu a marca num ícone da propaganda mundial.
Presente no Brasil desde a década de 30, esse sabonete conquistou a liderança de sua categoria mantendo-se em sintonia com a evolução da mulher e desenvolvendo novos produtos capazes de redimensionar o prazer do banho.
Lux deseja trazer sensualidade e glamour a todas as mulheres, por isso, sempre esteve associado a diversas celebridades.
Marilyn Monroe, Demi Moore, Catherine Zeta-Jones e a übbertop Giselle Bündchen já foram algumas das personalidades ligadas à marca, hoje muito bem representada por Malu Mader e Cléo Pires, estrelas atuais das campanhas de Lux.
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Rastro - Outro produto destinado aos homens, o sabonete Rastro proporciona uma limpeza suave e eficiente na pele, deixando-a agradavelmente limpa, hidratada e macia. Desenvolvido à base de extratos vegetais e algas marinhas, Rastro sabonete usa em sua fragrância notas frescas e o corpo floral amadeirado, elementos que deixam uma agradável sensação de frescor.
Rexina - O sabonete Rexina era o “primo pobre” do sabonete Rexona, este muito mais famoso, e como era conhecido no Brasil.
Ficou popularizada a publicidade cujo slogan era, "Há sempre lugar para mais um.". Entendia eu que esse "mais um" teria que ser alguém, jovem, bonito(a) e a cheirar bem, a Rexina, claro.
Único sabonete de beleza com um ingrediente desodorizante que elimina as bactérias causadoras do odor corporal. A espuma suave e perfumada de Rexina está a certeza de uma presença fresca e encantadora durante todo o dia
Ross - “Mãos que emocionam ao tocar, porque souberam escolher !” Este era o slogan deste sabonete.
E ainda anunciava que era o único com “Certificado Puro”, porém nunca descobriu-se exatamente o que seria.
Com um perfume sutil, prometia rejuvenescer a pele porque gerava uma espuma abundante, o que segundo a fabricante, contribuía para a sensação de suavidade da pele feminina.
Em breve faremos a parte 2, com outras sabonetes que fizeram história nos anos 80! Até a próxima!!! |