Toda propaganda precisa de um bom slogan para ficar marcado na memória do consumidor e podemos dizer que na década de 80 os marqueteiros capricharam nos trabalhos, pois muitos permanecem em nossas memórias até os dias de hoje.
Vamos relembrar alguns slogans famosos e criativos dos anos 80 para matar as saudades:
BALA DE LEITE KIDS: só de lembrar, já nos dá a sensação daquela deliciosa bala derretendo na boca. Além de ser muito saborosa, o slogan “BALA DE LEITE KIDS, A MELHOR BALA QUE HÁ” dava um toque mágico para comprarmos cada vez mais.
CAFÉ SELETO: com seu slogan “O GOSTINHO DA VIDA”, conseguiu retratar o que o produto representava para as pessoas, pois quem não adorava acordar de manhã e tomar um café fresquinho? Ou então, nos anos 80 quando tínhamos as tardes livres, tomar um delicioso cafezinho com pão? Associação perfeita, pois café é vida!
CORNETTO: Esse delicioso sorvete nos remete à lembrança de aventuras, talvez que pela sua inesquecível propaganda onde um rapaz atravessa a rua de maneira perigosa por uma espécie de varal, somente para tomar o sorvete de uma linda modelo, com isso seu slogan ficou “CADA PEDAÇO, UMA EMOÇÃO”.
SHAMPOO COLORAMA: O slogan “QUANDO OS CABELOS SÃO LINDOS, TUDO É LINDO NUMA MULHER” acertou em cheio e conquistou o público feminino, que não abria mão de deixarem sempre sus cabelos armados e impecáveis, a frase dita pela moça de voz irritante é dita até hoje, onde pergunta se alguém lembra da voz dela, que continua a mesma, porém seus cabelos ficaram diferentes aos usar Colorama.
FABER CASTELL: Era um fascínio, pois como ainda não havia internet, nossos interesses eram desenhar, escrever, colorir, enfim, viajar pela imaginação e se divertir. Infelizmente esse hábito se perdeu muito nos dias de hoje pela facilitação da tecnologia. A Faber Castell emocionava nas propagandas por causa da música “Aquarela”, que somada ao slogan “SUA COMPANHIA PARA ESCREVER, DESENHAR E PINTAR”, nos faziam desejar insanamente seus produtos, em especial a caixa de lápis de cor de 36 cores, um verdadeiro sonho de consumo!!!
CALOI: na minha opinião, um dos slogans mais fortes, pois “NÃO ESQUEÇA DA MINHA CALOI” fazia a criançada pressionarem sus pais para comprar a bicicleta no Natal, pois impulsionava a garotada a colocarem bilhetes com o slogan nos armários, nos banheiros, nas gavetas, na porta da geladeira, enfim uma campanha que vencia pelo cansaço.
BANCO NACIONAL: O marqueteiro foi muito inteligente ao fazer associação do banco com crianças em um campanha de Natal, aquela famosa onde um menininho chega atrasado no coral da igreja para desejar boas festas. Conseguiu tirar aquela imagem séria do banco, mostrando uma idéia mais famíliar, com seu slogan “O BANCO QUE ESTÁ AO SEU LADO”.
US TOP: Nos dias de hoje, onde tudo é politicamente correto, provavelmente esse slogan não seria veiculado, pois muitos o considerariam opressor. A marca de camisas (aquela do “bonita camisa fernandinho”, elogio do chefe) fez tendência na moda, com seu slogan “O MUNDO TRATA MELHOR QUEM SE VESTE BEM”.
CHAMBINHO: “O QUEIJINHO DO CORAÇÃO”, esse slogan não precisa dizer mais nada. O delicioso iogurte vinha numa embalagem em formato de coração e marcou nossa infância, quem nunca pegou o potinho vazio colocou no peito esquerdo, simulando um coração de verdade? A boa notícia é que o chambinho não está apenas nas lembranças, em 2014 ele voltou a ser comercializado, para nosso deleite.
VALISÉRE: O slogan é bem sugestivo. “O PRIMEIRO A GENTE NUNCA ESQUECE”, foi criado tendo as mulheres como público alvo, em especial para a adolescente que se torna mulher.
EXTRATO DE TOMATE ELEFANTE: Nos anos 80, pertencia a Cica, porém nos anos 90 foi comprada pela empresa Unilever. A embalagem traz o famoso Jotalhão, criado pelo Maurício de Souza e conquistou as donas de casa da época, sendo a marca líder em vendas, o slogan reforçava a boa qualidade da marca “CICA, BONS PRODUTOS INDICA”.
Essa é apenas uma pequena amostra dos slogans que fizeram sucesso nos anos 80, em breve, o site Autobahn vai preparar boas lembranças pra todos nós, aguardem!!!
|