Lembranças
Tênis dos anos 80 - Parte I

Foi no começo dos anos 80 que os fabricantes de tênis tanto no Brasil como no mundo começaram a apostar em novas tecnologias e modelos, que até então eram muito padronizados, para conquistar os jovens, já que os tênis não se limitavam mais só a pratica de esportes. Os tênis passaram a ser acessório básico para compor o look da moçada. Vamos relembrar de alguns modelos que marcaram nossa infância.

Conga - Lançado pela Alpargatas em 1959, esse tênis fez história por mais de 30 anos. Foi o tênis mais popular do Brasil durante décadas e agradava tanto os adultos como crianças, mesmo porque não haviam muitos concorrentes nessa época. Como era barato e durável, fazia parte integrante dos uniformes tanto de escolas públicas como particulares. Ele foi nosso companheiro de escola desde o jardim de infância até o colegial. Ele era usado como parte do uniforme de muitas fábricas também por seu modelo padronizado com solado de borracha. Parou de ser fabricado no início dos anos 90. Com certeza esse é o tênis que nos causa mais nostalgia.

Bamba - Fabricado também pela Alpargatas desde 1961 o seu modelo mais clássico era chamado pela galera de "Bamba Cabeção", porém haviam outros modelos como os de cano alto que faziam sucesso. Também fez parte da nossa infância e adolescência já que era barato e mais durável do que Conga. O Bamba caiu no gosto da moçada porque o seu formato era inspirado no modelo americano All Star o que o tornava mais atraente. Esse foi um dos primeiros tênis a acompanhar a moda trazendo cores diferentes, inclusive cores fluorescentes no melhor estilo New Wave. O Bamba foi sucesso de vendas não só no Brasil mas como em vários países da América do Sul.


Kichute - O Kichute tinha o estilo de uma chuteira que foi lançada nos 70 mas se popularizou no início dos 80 conquistando o público masculino que usava o tênis tanto para ir a escola quanto pra jogar bola e brincar. Virou febre tanto por seu preço como pela praticidade. Embora fosse um tênis masculino, algumas meninas aderiram à moda e também o usavam na escola. Ele era tão popular que entre 1978 e 1985 eram vendidos anualmente cerca de 9 milhões de pares, o que representava 10% da população brasileira da época. A marca também investia pesado em propaganda tendo até o jogador Zico como seu garoto-propaganda.


Montreal - "Tênis Montreal, porque você é jovem", esse era o slogan que nós ouvíamos todos os domingos no programa "Domingo no Parque". Não tem como não associar esse tênis ao programa, pois os dois fizeram parte da nossa infância. Embora tenha sido lançado em 1976, foi no início dos 80 que a marca apostou na diversidade de modelos e novas tecnologias para cair no gosto do público juvenil. A Montreal era a marca nacional mais cobiçada, pois não era tão cara e seus modelos eram modernos e confortáveis.



New Balance
- Marca que era sonho de consumo dos adolescentes dos anos 80. Como era importado, fazia sucesso entre os mauricinhos da época e o tênis com o N no pé era sinal de status. O New Balance foi o modelo de tênis para corrida mais vendido no mundo desde 1976 e como sua tecnologia era toda voltada para melhor performance nas pistas, a marca não investia na variedade de modelos, mas mesmo assim conquistava a galera pela sua beleza e conforto. Era sinônimo de status andar com New Balance no pé, principalmente no final da década de 80, quando virou uma febre, na mesma época em que New Order e Information Society dominaram as pistas brasileiras de norte a sul.



Adidas Marathon
- Um dos modelos mais clássicos da Adidas que faz sucesso até hoje, virou febre nos 80 entre os endinheirados tanto para praticar esportes como para curtir a noite. Embora tenha sido lançado para corrida, fIcou famoso entre os esportistas de vários outros esportes que o usavam na hora do lazer. A variedade de cores e texturas do couro o tornou queridinho de todos os jovens da época.



Ivana Fevereiro