|
Forward - Quando surgiu a onda das viagens ao Paraguai (na verdade foi uma pororoca, porque não teve mais fim), todo mundo que você conhece queria o chamado “chinesinho”.
O
nome oficial do tênis era Forward, com o símbolo que representava o forward dos gravadores e video-cassetes da época (avanço rápido), pronunciado por aqui como "faruaite", que virou o "nome" corrente, todo mundo tinha um parente que ia pro Paraguai e ia trazer o tal do "faruaite".
Não era nenhum sonho de consumo, mas quando você via alguém usando, automaticamente você já associava que seu amigo tinha ido ao Paraguai para comprar outras coisas de mais valor que esse tênis, como videogame, toca-fitas (risos) TKR para o carro, perfume, e muitas outras bugigangas.
Adidas Top Ten- “Subindo de nível”, a Adidas tinha na época o tênis usado por esportistas do mundo do tênis, como o tcheco Ivan Lendl.
O tênis Top Ten foi lançado em duas versões: a de cano baixo (Top Ten Low), para quem praticava tênis, e a de cano alto (Top Ten High), para quem jogava basquete.
Todo feito em couro, só seus amigos (assim como os meus) mais ricos tinham esse tênis.
Com um visual de tênis importado, com muitas cores vivas e desenhos diferentes,
Rainha Volei - Comprada pela Alpargatas do criador da marca, a Rainha sempre quis ter sua marca associada a produtos de alta qualidade.
Foi a primeira marca a fechar um contrato de patrocínio no mercado esportivo: a equipe de vôlei da Pirelli, de Santo André.
Teve seu auge ao ser a fornecedora da seleção brasileira na geração de Bernard, Bernardinho, William, Xandó, Badalhoca...
Facilmente identificada pelo logotipo da tocha, especializou sua família de produtos nos esportes de salão (vôlei, basquete, handebol e futsal), mas também foi fornecedora de produtos para outros esportes como o iatismo e o skate.
O seu tênis para futsal era muito parecido com o da Topper, concorrente direta neste esporte.
Topper - Especializada nos tênis esportivos a Topper ganhou muita força ao patrocinar a inesquecível seleção brasileira de 1982, a seleção que mais apaixonou os torcedores nos últimos 40 anos, patrocinou também a de 1986, e ganhou fama mundial quando conquistou o primeiro mundial ao patrocinar o São Paulo em 2005.
A Topper começou fabricando bolas para diversos esportes, entre eles o futebol e volei. Também foi muito forte no Futebol de Salão, todos que jogavam garantiam que era o melhor para a prática do esporte.
Le Coq Sportif - Marca fundada há mais de 120 anos por um francês, começou com uma linha de camisas esportivas para a prática de ciclismo, futebol e ginástica.
Tamanho o sucesso e a qualidade, atraíram clientes em Paris e até da Inglaterra, mon Dieu!
Um dos esportes mais tradicionais na França, a marca tornou-se a partir da década de 20 fornecedora de equipes de rúgbi, mas também de atletismo, basquete e futebol.
Mas a marca famosa do galo, cuja marca significa “O Galo Esportivo”, surgiu apenas em 1948.
O único requisito para seus produtos era que fossem de altíssima qualidade, reforçado pelo slogan “La marque des champions” (“A Marca dos Campeões”).
“Passando” por outros esportes, patrocinou também o clube holandês de futebol Ajax, que tornou-se campeão mundial de clubes em 1971, sendo à época a primeira grande exposição da marca no universo do esporte mais popular do planeta.
Patrocinou a célebre corrida ciclística Tour de France, patrocinou o tenista Yanick Noah e mais recentemente Richard Gasquet.
Apesar do sucesso, na década de 1990, a marca francesa perdeu mercado, apelo e glamour, e suas vendas entraram em forte declínio.
Marcas mais modernas e atuais como Nike, Puma e Adidas ganharam espaço no segmento do esporte fashion.
A marca francesa reagiu.
A partir de 1998 a marca adotou um novo posicionamento no mercado, adotando coleções fashion, e voltando a investir em atletas de renome internacional.
Na próxima edição, a terceira parte, mais tênis que marcaram a geração anos 80! Para viajar no tempo e matar saudade dessa época maravilhosa, nos vemos neste sábado na festa Autobahn! Até lá
|