Bélgica, 1986. Após a separação da banda de synth pop belga Extraballe, Marc Ickx se juntou a Peter Bonne (nome artístico de Chrismar Chayell) para formar um dos grupos mais fascinantes de EBM : A Split Second.
Ainda em 1986, o duo assina um contrato com a gravadora Antler Records e lançam um single com a faixa Flesh. Totalmente eletrônica ,envolvente e com raros ecos de vocais. No ano seguinte, eles lançam mais um single: Rigor Mortis. Dessa vez, com uma sonoridade industrial, originando assim o primeiro álbum da banda: Ballistic Statues.
Faixa - a - Faixa 1 - Flesh: Uma das mais sensacionais músicas executadas nesse álbum, flesh teve grande influencia no cenário eletrônico belga, principalmente quando um Dj chamado Marc Grouls tocou essa maravilha na velocidade de 33 r.p.m ao invés de 45 r.p.m apresentando assim o New Beat ao mundo europeu. 2 - On Command: Clássico ebm dos anos 80, a música segue com uma levada de sintetizadores e uma batida na medida certa. 3- Check It Out: Outra pérola do álbum, nessa faixa é freqüente o uso de vários elementos utilizados como, sintetizadores, batidas e guitarras proporcionando à música um som fascinante.
4 - Rigor Mortis: Música que chegou ao topo das paradas de dança alternativa permanecendo por semanas, sintetizadores criativos e sombrios segue a música numa levada ultra eletrônica para delírio dos fãs do gênero.
5- Scandinavian Bellydance: Com uma melodia repleta de batidas intermináveis onde o ritmo do som industrial com frases obscuras juntamente com pitadas de synth desencadearam em uma canção fascinante, acompanhado de um vocal com ecos contínuos do refrão.
8- Drinking Sand: Com guitarras incessantes e com batidas mais leves, incrementadas por sintetizadores e o timbre sombrio do vocal, Drinking Sand é mais uma maravilha que chegou pra completar a grandiosidade desse álbum. 9 – Close Combat: Pra fechar o álbum com chave de ouro, close combat possui uma percussão eletrônica maravilhosa, recheada de batidas sincronizadas, acompanhada por um vocal fabuloso e ao mesmo tempo vicioso como uma força motriz do que tem de melhor na musicalidade eletrônica e industrial. |
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Fernando Krafty |