Nesta semana, mais um álbum essencial na discoteca
básica dos fãs dos anos 80, o álbum de estréia
do Alphaville, Forever Young, que com certeza figura entre os clássicos
do synthpop. Singles: Big in Japan (01/84) Faixas do 7" e do primeiro 12": O primeiro single da banda, Big in Japan, foi o maior sucesso do Alphaville nos Estados Unidos, chegando ao primeiro lugar nas paradas dance da Billboard. Ficou também em 8º lugar na Inglaterra. Na Alemanha, Suécia e Suíça chegou ao primeiro lugar nas paradas oficiais, segundo lugar na Itália e na Holanda, quarto na Áustria e Irlanda, quinto lugar na África do Sul e sexto na França.
O refrão marcante, a batida forte com elementos
orientais, o vocal emocionado de Marian Gold em Big in Japan foram com
certeza a receita de sucesso da música, que se tivesse sido lançada
anos antes teria alcançado mais sucesso ainda, pois no ano que
foi lançada, 1984, as bandas tradicionais de Technopop como o
Depeche Mode, já partiam para a inclusão de elementos
tradicionais do pop/rock. Sounds Like a Melody (05/84) Faixas do 7"
Alphaville: Forever Young (09/84) Faixas do 7": No momento em que mais se temia a Guerra Fria, quando não se sabia o momento em que apertariam os botões e acabariam com o mundo, Forever Young surgiu como um convite à vida e à juventude eterna, ao viver cada momento como se fosse o último e aproveitar todos os segundos da vida. Também foi usada por um banco sueco numa propaganda de previdência privada. Fazer o que, não é mesmo?! Desde seu lançamento vários covers foram feitos. O mais famoso é o da cantora Laura Branigam, mas vários outros artistas também o fizeram, como Youth Group, Countdown Singers, DJ Company, Dune, Fire & Ice, Interactive e o brasileiro Emerson Nogueira. Apesar de não ter chegado às paradas inglesas, ficou entre as dez melhores das paradas francesas, alemãs, italianas, sul-africanas e suíças entre 1984 e 1985.
Alphaville: Jet-Set (03/85)
Faixas do 7": Lançada após a saída de Frank Mertens, Jet Set,
que perdeu o "The" no single, não chegou às
paradas de sucesso fora da Alemanha, embora seja uma música tão
sensacional quanto às anteriormente comentadas. É importante
citar que a versão Jellybean mix foi feita pelo DJ nova-iorquino
John 'Jellybean' Benitez, que foi um dos responsáveis pela popularização
do freestyle nas pistas de dança oitentistas, co-responsável
pela produção de outras maravilhas da década, como
Confusion do New Order. Cris Maggio |