|
FICHA
|
"Coldcut - What's That Noise?"
Data de Lançamento: 1989
Faixas: 11 faixas
Duração: 47 minutos aprox.
Estilo: Acid House, Alternative House
Lado A
01. People Hold On 3:58
02. Fat (Party & Bullshit) 4:34
03. (I'm) In Deep 5:21
04. My Telephone 5:24
05. Theme From "Reportage" 1:34
06. Which Doctor? 4:59
Lado B
01. Stop This Crazy Thing 6:12
02. No Connection 3:34
03. Smoke 1 4:50
04. Doctorin' The House (Say R Mix) 5:17
05. What's That Noise? 2:55
Produtores:
Coldcut
Gravadora: Ahead Of Our Time |
|
|
Tem algo de envolvente na música eletrônica do final dos anos 80: ela é complexa e rica em referências. É tanta coisa acontecendo junto na música que a gente nem sabe direito como classificar aquele som. E isso é ótimo!
O tema desse texto é o primeiro állbum de uma dupla inglesa que soube trabalhar muito bem com todas as referência que já existiam na cena musical da época a ponto deles mesmos se tornarem uma referência. Estou falando de Coldcut e seu sensacional álbum de estreia: What's That Noise, lançado em abril de 1989. A gravadora indie responsável pelo lançamento do álbum foi a "Ahead of Our Time" (À Frente do Nosso Tempo), não podia ter um nome melhor.
Formado por Matt Black e Jonathan More, o Coldcut já tinha uma carreira bem extensa antes de lançarem o primeiro trabalho de estúdio, que trouxe diversas participações especiais, como Lisa Stansfield (em duas músicas), Mark E. Smith (The Fall), Junior Reid, Yazz e Queen Latifah.
Aqui eu estou destacando algumas das principais músicas desse álbum, mas isso não significa que as outras são irrelevantes. Muito pelo contrário. O objetivo aqui é deixar o texto dinâmico e, de quebra, acender a curiosidade do leitor para correr atrás do disco e ouvir ele inteirinho.
People Hold On - O disco abre com uma das músicas mais conhecidas do final dos anos 80! E com esse vocal incrível da Lisa Stansfield! Acredite se quiser, mas People Hold On é com frequência citada como uma música da carreira de Lisa Stansfield, mas não! Essa música foi composta e produzida pelo Coldcut e Lisa nos deu o prazer de colocar a sua voz nela.
(I'm) In Deep - A terceira faixa do Lado A tem os vocais de Mark E. Smith (vocalista e líder da banda The Fall) e isso já deixa bem explícito as múltiplas influências da dupla Coldcut. Aqui o rock se faz presente por meio da fala de Smith logo no início da faixa e dos vocais meio metálicos que, junto com as batidas, deixa tudo bem próximo a um EBM dos bons.
My Telephone - Mais uma música com os vocais de Lisa Stansfield. A quarta faixa começa com uma mistura de vozes e toques de telefone, como uma linha cruzada que nos entrega uma música pop embalada em funk e hip hop. Essa é uma música de camadas perfeitamente alinhadas no seu caos organizado e ritmado. Essa é para dançar e esquecer da vida.
|
Stop This Crazy Thing - O Lado B abre com esta ótima música cantada por Junior Reid, um conhecido músico jamaicano de reggae e dancehall. Nessa música o destaque fica para os metais que, presentes na abertura e no refrão, acabam por permear o ritmo alegre e descontraído dessa música que parece reggae, parece ska, parece rock, mas não é nada disso. Ou é? Ah, essa música saiu no Brasil como parte da coletânea Som Livre - Acid House e tocou muito nas pistas por aqui.
Smoke 1 - Vocês conhecem a atriz Queen Latifah? Vocês sabiam que ela tem uma carreira de cantora? Você sabiam que ela participa desse álbum? Se não sabiam, estão sabendo agora. Essa é a terceira faixa do Lado B e é um bom rap, não tem nada de muito excepcional nela, mas não incomoda nem um pouco.
Doctorin The House - Chegamos a minha faixa favorita, a quarta do Lado B. Com os vocais de Yazz (a gracinha Yasmina Evans) essa é a música que melhor resume o trabalho do Coldcut: costurar samples, ritmos, vozes e riffs como se fosse a coisa mais simples do mundo. E a gente só tem a agradecer esse esforço todo e se divertir muito com essa música.
A versão em fita cassete foi lançada com duas bonus tracks: Beats & Pieces (Mo Bass Remix) e Stop This Crazy Thing (Hedmaster Mix) uma em cada lado da fita.
Os integrantes do Coldcut foram considerados as primeiras estrelas da dance music inglesa.
Eles foram inovadores dentro da cena musical por incorporar ao seu estilo samples de
hip hop, soul e funk (lembrem-se que nos anos 80 isso não era tão comum). E o álbum
What's That Noise? consta como essencial no livro "1001 Álbuns Para Ouvir Antes de Morrer".
Neste sábado o Autobahn sedia o Mega Revival das casas noturnas dos Anos 80: Up & Down, Contramão, Toco, Woodstock, Zoom, Victoria Pub, Broadway, Cave, Rhapsody, Rose, QG, Area, Resumo, Sunshine etc. Durante toda a noite muito New Order, Erasure, Noel, Information, Pet Shop Boys, Depeche, Front 242, Technotronic, Kon Kan, Company B, Deee-Lite, Ace of Base, A-ha, Alphaville, Stevie B, Cure, Smiths, Duran, Culture Club, Cyndi Lauper, Madonna, Sonia, Human League e muito mais na pista mais concorrida de SP!
Nos vemos lá!