|
FICHA
|
The Communards - Communards
Data de Lançamento: 1987
Número de Faixas: 10
Estilo: Synthpop
Tempo Aproximado: 45 minutos
Lado A
01. Don't Leave Me This Way – 4:47
02. La Dolarosa – 2:39
03. Disenchanted - 4:08
04. Reprise - 5:12
05. So Cold The Night - 5:42
Lado B
01. You Are My World - 4:28
02. Lover Man - 3:47
03. Don't Slip Away - 2:54
04. Heavens Above - 3:52
05. Forbidden Love - 4:56 Produtor – Mike Thorne
Gravadora: London Records |
|
A banda Communards foi formada em 1985, depois que o vocalista Jimmy Sommerville deixou a banda Bronski Beat e juntou-se ao músico Richard Coles. Coles além de tecladista, chegou a tocar clarinete na música "It Ain´t Necessarily So" do disco The Age Of Consent do Bronski Beat. O nome da banda é uma homenagem dos membros da banda aos revolucionários da Comuna de Paris (1871) - o primeiro estado comunista do mundo (os Communards que tomaram as ruas de Paris e declararam independência do resto da França, um estado onde todos eram tratados com igualdade e sem preconceitos).
O primeiro disco do Communards foi lançado em 1986 pela gravadora London Records. O disco foi produzido por Mike Thorne, que já havia trabalhado com Jimmy no Bronski Beat. O disco abre com Don´t Leave Me This Way que é uma versão de um clássico que foi gravado pela banda Harold Melvin & The Blue Notes e também fez muito sucesso com a cantora Thelma Houston. A versão do Communards é muito contagiante e é impossível ficar parado, pois traz o estilo marcante da voz de Jimmy e ainda conta com a participação da cantora Sarah Jane Morris. O seu single foi um grande sucesso e ficou por quatro semanas no topo da parada do Reino Unido (foi o single mais vendido de 1986 no Reino Unido). Durante o período em que "Don´t Leave Me This Way" ficou no posto mais alto da parada de singles, o disco chegou a atingir a posição sete e passou um total de 45 semanas na UK Album Chart. A segunda faixa do álbum é "La Dolarosa" que é uma belíssima balada ao piano em que Jimmy dá uma verdadeiro show com seus falsetes. A temperatura volta a subir com a agitada Disenchanted que fala sobre amizade, ter esperança, acreditar em si mesmo e superar a ignorância e também o preconceito. É daquelas músicas maravilhosas que a gente ouve várias vezes seguidas e não cansa.
Na sequência temos mais uma balada, Reprise que traz todo o talento de pianista clássico de Richard Coles em evidência. A banda dedicou essa música para Margaret Hilda Thatcher. "So Cold the Night" é mais um convite para se acabar nas pistas de dança e traz violinos e backing vocals em perfeita harmonia com a voz espetacular de Jimmy. Já "You Are My World" que é a sexta música do disco que embora tenha uma pegada dançante, traz na sua letra uma declaração de amor de Jimmy. Eram meados dos anos 80 e Jimmy Sommerville estava cantando sobre amar um homem, o que era algo pouco comum nessa época. Jimmy canta em alto e bom som diversas vezes: "Oh boy, you are my world"! Em "Lover Man" Jimmy canta sobre encontrar um amante e tê-lo sussurrando em seu ouvido palavras doces.
|
"Don´t Slip Away" possui um estilo pouco diferente das demais faixas do disco, trazendo um pouco de jazz de altíssima qualidade para os ouvidos de quem sabe apreciar uma boa música. Em "Heavens Above" temos muitas batidas envolventes e irresistíveis misturadas a voz de Jimmy que canta: "Oh well his love is strong enough for me" (Oh bem, o amor dele é forte o suficiente para mim). Encerrando o disco Communards de forma mágica temos a belíssima "Forbidden Love" que como o próprio título denuncia, fala sobre um amor proibido. Jimmy já havia quebrado muitas barreiras de forma única em "Smalltown Boy" do Bronski Beat, mas em seu primeiro disco com o Communards ele foi além ao abordar o preconceito, a ignorância, a homofobia e principalmente o amor entre dois homens de diversas maneiras em uma época em que a maioria das pessoas não falava sobre esses assuntos. Jimmy pode ser considerado um precursor em levantar todos esses temas e abriu caminho para outras bandas como Pet Shop Boys e Erasure, entre outros. A capa de Communards traz o nome da banda e o logotipo (uma estrela com dois rostos) contra um fundo preto.
O disco foi relançado em 1986 em CD contando com as faixas extras: "Breadline Britain" e "Disenchanted (dance)" e depois novamente o relançaram em 1997 com as músicas "Breadline Britan" e "Don´t Leave Me this Way (Mega Mixes)". E por fim, Communards foi relançado em 2012 como CD duplo contando com várias faixas extras, remixes e versões alternativas de suas músicas.
Na pista do Projeto Autobahn, você sempre poderá conferir, cantar e dançar todos os clássicos da carreira do Jimmy Sommerville, seja no Communards, Bronski Beat ou em sua brilhante carreira solo.