Notorious
Dead or Alive - Nude

 

Nude é o quarto álbum da banda britânica Dead Or Alive, lançado no ano de 1988 pela gravadora Epic Records. Isso mesmo, este grande clássico está completando 30 anos de lançamento em 2018. Na época em que foi lançado, o disco não obteve tanto êxito na Inglaterra e Estados Unidos. Por outro lado, no Japão o disco foi um enorme sucesso principalmente pela música "Turn Around and Count 2 Ten" que passou dezessete semanas na primeira posição das paradas nipônicas. Uma das características mais marcantes de Nude é que não há intervalo separando as músicas. Elas são executadas de forma ininterrupta, como se fossem um set completo de um DJ. Isso simplesmente é um deleite para os DJs do mundo todo tornando o disco mais do que perfeito para as pistas.

 
FICHA

Dead or Alive - Nude
Data de Lançamento:
1988
Número de Faixas: 9
Estilo: Synthpop, Electronic
Tempo Aproximado: 44 minutos

Faixa-a-Faixa:
Lado A
01. Turn Around And Count 2 Ten - 6:53
02. Give It Back (That Love Is Mine) - 3:28
03. Baby Don't Say Goodbye - 5:56
04. Stop Kicking My Heart Around - 6:09

Lado B
01. Come Home (With Me Baby) - 4:06
02. I Don't Wanna Be Your Boyfriend - 4:40
03. Get Out Of My House - 4:20
04. I Cannot Carry On - 4:59
05. My Forbidden Lover - 3:36

Produção – Pete Burns, Steve Coy

Gravadora: Epic

 

O disco já abre de forma contagiante e com a temperatura lá em cima com a espetacular "Turn Around and Count 2 Ten". O vocalista Pete Burns já nos convoca no início da música: Turn up your radio now / I´m calling out your name (Aumente o volume do seu rádio agora / Eu estou chamando o seu nome). Essa música é simplesmente empolgante do começo ao fim. Batidas alucinantes aliadas a voz marcante de Pete tornam ela uma verdadeira pérola oitentista que mostravam que ele não estava para brincadeira.

Na sequência, temos "Give It Back (That Love Is Mine). Com batidas bem menos aceleradas do que a primeira música do disco, aqui Pete canta sobre dinheiro não ser tudo e quer seu amor de volta. Mais uma maravilha e que mantém o ritmo do disco lá em cima.

A próxima faixa é "Baby Don´t Say Goobye". Nessa música Pete fala sobre um amor doloroso, mas que ainda se tivesse a chance faria tudo de novo. Uma bateria envolvente faz essa música ser ótima para dançar acompanhado, é claro.

A quarta faixa de Nude é "Stop Kicking My Heart Around. Aqui batidas espetaculares, sintetizadores, backing vocals e a voz de Pete caminham juntos em uma sincronia de tirar o fôlego em mais de seis minutos de duração. Vale lembrar que no final dos anos 80, tivemos a explosão de estilos como freestyle e flash house e com isso a explosão de bandas e artistas como Information Society, Exposé, Cover Girls, Company B, Noel, Bomb the Bass, entre tantos outros. E é claro que Pete Burns estava ligado ao que estava acontecendo e carrega um pouco da influência desses estilos em Nude.

E o que dizer sobre a música "Come Home (With Me Baby).... Esse clássico conseguiu atingir o topo da parada da U.S. Hot Dance Music / Club Play. Ela simplesmente explodiu nas pistas mundo afora e até hoje é lembrada como uma das melhores músicas da carreira do Dead Or Alive. Uma música que sempre é tocada na pista Autobahn e celebrada por todos que dançam e cantam do começo ao fim.

Seguindo em alta, a próxima música é "I Don´t Wanna Be Your Boyfriend". Como o título já entrega, Pete informa que não quer ser seu namorado e ainda completa: "Don´t think you´re a special one / I was looking for a night of fun" ( Não ache que você é especial / Eu estava procurando por uma noite de diversão). "Get out of My House" já chega com tudo com batidas sensacionais e seus sintetizadores inesquecíveis. Seu refrão é daqueles que grudam na mente e fazem você sair cantando mesmo sem querer.

A penúltima faixa de Nude é "I Cannot Carry On". Aqui Pete abusa dos graves e agudos, mostrando mais uma vez que foi e sempre será umas das grandes vozes dos anos 80. Ele simplesmente dá um show. E para fechar em grande estilo, temos a música "My Forbidden Lover". Outra faixa com batidas inesquecíveis que fez a alegria dos DJs e do público também. No Japão, Nude saiu com três faixas bônus: as instrumentais "Give It Back" (é uma versão alternativa de "Give It Back That Love Is Mine) e "Love Toy". E ainda contou com a versão Alternative Mix de "Baby Don´t Say Goodbye". Todas as faixas de Nude foram escritas, arranjadas e produzidas por Pete Burns e Steve Coy (Steve também foi responsável por todas as guitarras, baixo, bateria e teclados).

Nude também ficou marcado pela sua capa que trazia Pete com o peito despido, com os braços levantados e com muitas rosas em volta dele. Algo simplesmente inovador e que causou um certo furor na época. Pode-se dizer que Pete Burns foi um dos artistas mais completos da década de 80, mas infelizmente ele nos deixou em Outubro de 2016 de forma prematura depois de sofrer um ataque cardíaco aos 57 anos. Sua música foi o grande legado deixado por ele e ele sempre será lembrado como um artista de personalidade e autêntico.


Ronaldo Martins Lima