Enigma é, na verdade, o pseudônimo criado 
          pelo produtor Michael Cretu para dar vazão à sua exclusiva 
          combinação de estilos. Durante os anos 80, Cretu fora 
          produtor da cantora Sandra, com quem se casou posteriormente. Em 1990, 
          Cretu criou o projeto Enigma, em Ibiza, com o lançamento do álbum 
          MCMXC a.D.
          
          O single “Sadeness Part 1” tornou-se um sucesso mundial, 
          criando certa polêmica por unir cantos gregorianos, vocais sugestivos 
          (com direito a alguns gemidos) e uma atmosfera bastante erótica. 
          Sintetizadores de new age, cantos religiosos, sussurros e ritmos psicodélicos 
          constroem esse estilo musical emotivo e encantador, que leva nossas 
          mentes e corações à lugares secretos. Todo o álbum 
          mantém este clima, sendo possível dançar ou relaxar 
          ao som de seus mantras, como é o caso de "Mea Culpa", 
          que embora não tenha feito o sucesso de "Sadeness", 
          merece a mesma atenção. Através deste inovador 
          trabalho, o Enigma se destacou como a vertente mais pop da música 
          new age, popularizada pela combinação de batidas altamente 
          dançantes, música sacra e vocais femininos com franco 
          apelo sexual.
          
          MCMXC a.D. (o ano de 1990 em algarismos romanos) é um álbum 
          conceitual e um dos mais influentes já produzidos no gênero 
          new age. Sua popularidade superou as expectativas do produtor Michael 
          Cretu imediatamente após o lançamento do álbum, 
          que vendeu mais de 14 milhões de cópias até hoje 
          e permaneceu nas paradas da Billboard por 282 semanas. O tema central 
          em MCMXC a.D.pode ser interpretado como o conflito com que sempre nos 
          deparamos ao longo da vida, a batalha entre a religiosidade e a sexualidade. 
          
          
          A justaposição do sagrado e do profano sempre causou polêmica, 
          seja na música, literatura ou cinema, e não foi diferente 
          com o lançamento deste primeiro álbum do Enigma. A importância 
          deste álbum reside na ruptura com o preconceito que existia com 
          músicas new age, que passaram a ser reconhecidas como um respeitado 
          gênero musical.
          
          A canção hit do álbum (“Sadeness Part I”) 
          questiona as crenças pessoais do Marquês de Sade, que apreciava 
          a tortura como forma de se obter prazer. Outros temas também 
          abordados no álbum se baseiam em crenças cristãs, 
          como o Apocalipse
        
		 Logo no início da primeira canção 
          do álbum, ouvimos a voz de Louisa Stanley murmurando “A 
          Voz do Enigma”. O Canto Gregoriano “Procedamus in Pace!” 
          continua até o início da canção “Principles 
          of Lust”. A canção esmorece e podemos ouvir a esposa 
          de Cretu, Sandra, nos instruir a nos deixarmos levar pela luxúria 
          em “Find Love” – encontrar o amor. 
          
          A canção seguinte, “Callas Went Away”, é 
          um tributo à cantora lírica Maria Callas. Gorjeios eletrônico 
          de pássaros podem ser ouvidos, mixados à uma batida branda 
          e sons de piano, que vão de encontro aos suspiros de Sandra e 
          terminam com amostras de Maria Callas cantando “Ces Lettres, ces 
          lettres” da ópera Werther, de Massenet.
          
          Na canção “Mea Culpa”, o canto “Kyrie 
          Eleison” aparece predominantemente, juntamente com os vocais de 
          Sandra e sons de flauta. A canção então vai sucumbindo 
          à próxima, “The Voice And The Snake”, que 
          descreve o fim do mundo de forma sombria e sinistra, como revelado no 
          Livro do Apocalipse. 
        
           
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             FICHA 
                  
                 
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              "Enigma”, 
                MCMXC a.D."  
                Data de Lançamento: 03 de Dezembro de 1990 
                7 faixas, aproxim. 40 min e 20 seg. 
                 
                Faixa a Faixa: 
                01- The Voice Of Enigma - 02:21 
                02- Principles Of Lust – 11:43 
                A. Sadeness 
                B. Find Love 
                C. Sadeness (reprise)  
                03- Callas Went Away – 4:27 
                04- Mea Culpa – 5:03 
                05- The Voice & The Snake – 1:39 
                06- Knocking On Forbidden Doors – 4:31 
                07- Back To The Rivers Of Belief – 10:32 
                A. Way To Eternity 
                B. Hallelujah 
                C. The Rivers Of Belief  
                 
                 
                Gravadora: Virgin/Schallplatten 
                Mixado no: A.R.T. Studios, Ibiza 
                Produzido por: Michael Cretu 
                  
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        A canção “Back to The Rivers Of Belief” 
          começa lentamente com o trecho musical do tema do filme de Steven 
          Spielberg, “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, composto 
          por John Williams, seguido por suaves cantos gregorianos. A mesma batida 
          de “Sadeness” se repete no início da canção 
          “Hallelujah” e intensos sons de violinos acompanham a batida. 
          Curiosamente, “The Rivers of Belief” é a única 
          canção do álbum na qual ouvimos Michael Cretu cantar. 
          Logo após ouvirmos a voz de Cretu, a música pára 
          completamente e uma voz masculina desconhecida cita uma passagem do 
          Livro do Apocalipse, “When the Lamb opened the seventh seal, silence 
          covered the sky” – (Quando o Cordeiro de Deus o sétimo 
          selo, fez-se silêncio no céu, quase por meia hora). A canção 
          então retoma a flauta e os vocais de Michael Cretu. O álbum 
          termina com os efeitos de uma estrela cadente.
          
          O sucesso de MCMXC a.D. influenciou os trabalhos de vários artistas, 
          como B-Tribe – Fiesta Fatal!, Delerium – Semantic Spaces 
          e até mesmo Sarah Brightman, em “Eden”. O álbum 
          pode ser considerado pioneiro e precussor para a criação 
          de outros grupos que incluíram cantos gregorianos em sua música, 
          como Era e Gregorian, projetos idealizados por Frank Peterson, após 
          seu rompimento musical com Michael Cretu. 
        A arte que aparece na capa de MCMCX a.D. foi criada pelo 
          designer Johann Zambryski, que também criou as capas dos 4 álbuns 
          seguintes do Enigma. Mostra uma moldura densa em preto rodeando a silhueta 
          de um vulto sendo envolvido por uma luz radiante, e uma cruz cristã 
          na aparece na parte inferior da capa, enfatizando os temas abordados 
          no álbum.