Enigma é, na verdade, o pseudônimo criado
pelo produtor Michael Cretu para dar vazão à sua exclusiva
combinação de estilos. Durante os anos 80, Cretu fora
produtor da cantora Sandra, com quem se casou posteriormente. Em 1990,
Cretu criou o projeto Enigma, em Ibiza, com o lançamento do álbum
MCMXC a.D.
O single “Sadeness Part 1” tornou-se um sucesso mundial,
criando certa polêmica por unir cantos gregorianos, vocais sugestivos
(com direito a alguns gemidos) e uma atmosfera bastante erótica.
Sintetizadores de new age, cantos religiosos, sussurros e ritmos psicodélicos
constroem esse estilo musical emotivo e encantador, que leva nossas
mentes e corações à lugares secretos. Todo o álbum
mantém este clima, sendo possível dançar ou relaxar
ao som de seus mantras, como é o caso de "Mea Culpa",
que embora não tenha feito o sucesso de "Sadeness",
merece a mesma atenção. Através deste inovador
trabalho, o Enigma se destacou como a vertente mais pop da música
new age, popularizada pela combinação de batidas altamente
dançantes, música sacra e vocais femininos com franco
apelo sexual.
MCMXC a.D. (o ano de 1990 em algarismos romanos) é um álbum
conceitual e um dos mais influentes já produzidos no gênero
new age. Sua popularidade superou as expectativas do produtor Michael
Cretu imediatamente após o lançamento do álbum,
que vendeu mais de 14 milhões de cópias até hoje
e permaneceu nas paradas da Billboard por 282 semanas. O tema central
em MCMXC a.D.pode ser interpretado como o conflito com que sempre nos
deparamos ao longo da vida, a batalha entre a religiosidade e a sexualidade.
A justaposição do sagrado e do profano sempre causou polêmica,
seja na música, literatura ou cinema, e não foi diferente
com o lançamento deste primeiro álbum do Enigma. A importância
deste álbum reside na ruptura com o preconceito que existia com
músicas new age, que passaram a ser reconhecidas como um respeitado
gênero musical.
A canção hit do álbum (“Sadeness Part I”)
questiona as crenças pessoais do Marquês de Sade, que apreciava
a tortura como forma de se obter prazer. Outros temas também
abordados no álbum se baseiam em crenças cristãs,
como o Apocalipse
Logo no início da primeira canção
do álbum, ouvimos a voz de Louisa Stanley murmurando “A
Voz do Enigma”. O Canto Gregoriano “Procedamus in Pace!”
continua até o início da canção “Principles
of Lust”. A canção esmorece e podemos ouvir a esposa
de Cretu, Sandra, nos instruir a nos deixarmos levar pela luxúria
em “Find Love” – encontrar o amor.
A canção seguinte, “Callas Went Away”, é
um tributo à cantora lírica Maria Callas. Gorjeios eletrônico
de pássaros podem ser ouvidos, mixados à uma batida branda
e sons de piano, que vão de encontro aos suspiros de Sandra e
terminam com amostras de Maria Callas cantando “Ces Lettres, ces
lettres” da ópera Werther, de Massenet.
Na canção “Mea Culpa”, o canto “Kyrie
Eleison” aparece predominantemente, juntamente com os vocais de
Sandra e sons de flauta. A canção então vai sucumbindo
à próxima, “The Voice And The Snake”, que
descreve o fim do mundo de forma sombria e sinistra, como revelado no
Livro do Apocalipse.
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FICHA
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"Enigma”,
MCMXC a.D."
Data de Lançamento: 03 de Dezembro de 1990
7 faixas, aproxim. 40 min e 20 seg.
Faixa a Faixa:
01- The Voice Of Enigma - 02:21
02- Principles Of Lust – 11:43
A. Sadeness
B. Find Love
C. Sadeness (reprise)
03- Callas Went Away – 4:27
04- Mea Culpa – 5:03
05- The Voice & The Snake – 1:39
06- Knocking On Forbidden Doors – 4:31
07- Back To The Rivers Of Belief – 10:32
A. Way To Eternity
B. Hallelujah
C. The Rivers Of Belief
Gravadora: Virgin/Schallplatten
Mixado no: A.R.T. Studios, Ibiza
Produzido por: Michael Cretu
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A canção “Back to The Rivers Of Belief”
começa lentamente com o trecho musical do tema do filme de Steven
Spielberg, “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, composto
por John Williams, seguido por suaves cantos gregorianos. A mesma batida
de “Sadeness” se repete no início da canção
“Hallelujah” e intensos sons de violinos acompanham a batida.
Curiosamente, “The Rivers of Belief” é a única
canção do álbum na qual ouvimos Michael Cretu cantar.
Logo após ouvirmos a voz de Cretu, a música pára
completamente e uma voz masculina desconhecida cita uma passagem do
Livro do Apocalipse, “When the Lamb opened the seventh seal, silence
covered the sky” – (Quando o Cordeiro de Deus o sétimo
selo, fez-se silêncio no céu, quase por meia hora). A canção
então retoma a flauta e os vocais de Michael Cretu. O álbum
termina com os efeitos de uma estrela cadente.
O sucesso de MCMXC a.D. influenciou os trabalhos de vários artistas,
como B-Tribe – Fiesta Fatal!, Delerium – Semantic Spaces
e até mesmo Sarah Brightman, em “Eden”. O álbum
pode ser considerado pioneiro e precussor para a criação
de outros grupos que incluíram cantos gregorianos em sua música,
como Era e Gregorian, projetos idealizados por Frank Peterson, após
seu rompimento musical com Michael Cretu.
A arte que aparece na capa de MCMCX a.D. foi criada pelo
designer Johann Zambryski, que também criou as capas dos 4 álbuns
seguintes do Enigma. Mostra uma moldura densa em preto rodeando a silhueta
de um vulto sendo envolvido por uma luz radiante, e uma cruz cristã
na aparece na parte inferior da capa, enfatizando os temas abordados
no álbum.