Notorious

Queen - News of the World

News of the World é o sexto álbum de estúdio lançado pelo Queen

 
FICHA

"Queen - News of the World"
Data de Lançamento:
1977
Faixas: 11 faixas
Duração: 40 minutos aprox.
Estilo: Pop Rock

Faixa a Faixa:

Lado A
01. We Will Rock You 2:01
02. We Are The Champions 2:59
03. Sheer Heart Attack 3:24
04. All Dead, All Dead 3:09
05. Spread Your Wings 4:32
06. Fight From The Inside 3:03

Lado B
01. Get Down, Make Love 3:51
02. Sleeping On The Sidewalk 3:07
03. Who Needs You 3:07
04. It's Late 6:27
05. My Melancholy Blues 3:29


Produtor - Queen

Gravadora: EMI

 

Embora esse disco do Queen tenha sido lançado na segunda metade dos anos 70, mais precisamente no ano de 1977, destacaremos ele, por ser um dos discos mais importantes na carreira da banda e que influenciou diversas bandas de vários estilos nos anos 80 e influencia até hoje. Boa parte do seu sucesso se deve ao fato de conter dois dos maiores hinos da história do rock e da música em geral: "We Will Rock You" e "We Are The Champions".

Esse disco conquistou platina quádrupla nos Estados Unidos, platina dupla no Reino Unido e as mais altas posições no mundo todo. News of The World foi o segundo disco produzido pela banda (antes dele, eles haviam produzido o disco anterior: A Day At The Races de 1976) e contou com a co-produção de Mike Stone. O álbum foi gravado nos estúdios Sarm West e Wessex Studios em Londres. Devido algumas críticas não muito positivas em relação ao disco A Day At The Races, a banda resolveu mudar um pouco o foco e abraçou de vez o mainstream, com arranjos não muito complexos. Mesmo assim, muitas características que tornaram o som da banda típico e fácil de reconhecer desde o primeiro disco estão lá, como as harmonias vocais e as guitarras orquestradas. News Of The World conta com duas faixas escritas por Roger Taylor, duas faixas escritas pelo baixista John Deacon e as demais músicas divididas entre Freddie Mercury e Brian May. O disco foi lançado em 28 de Outubro de 1977.

O disco já abre com os dois pés na porta com a espetacular "We Will Rock You". Uma curiosidade é que ela foi lançada como lado B de "We Are The Champions" e acabou se tornando uma das músicas mais conhecidas de toda a carreira do Queen, uma verdadeira marca registrada. A ideia genial de fazer uma música simples, mas que pudesse se parecer com um hino e que o público pudesse participar partiu de Brian May. Um verdadeiro golpe de mestre e toda vez que "We Will Rock You" é tocada até hoje em ginásios, estádios e arenas de esportes, é simplesmente de arrepiar a participação das plateias. A segunda faixa do álbum é outra que virou um hino eterno: "We Are The Champions". Freddie Mercury declarou na época que escreveu a música em 1975, mas que ela ficou engavetada para ser trabalhada posteriormente. Ela foi lançada como single e foi o primeiro videoclipe da banda a contar com a participação do fã-clube da banda. Após a gravação do clipe, a banda fez um show especial e todos os presentes receberam uma cópia do single. "We Are The Champions" também até hoje é muito tocada em finais de campeonatos e formaturas pelo mundo todo.

A terceira faixa de News Of The World é "Sheer Heart Attack" (mesmo nome do terceiro disco da banda). Essa música foi escrita pelo baterista Roger Taylor e é uma verdadeira porrada. Aqui o Queen toca com muita raiva e fúria, e passa quase como um rolo compressor. Na versão demo, Roger gravou os vocais, mas na versão definitiva temos Freddie fazendo os vocais principais e Taylor no refrão. Na sequência temos a música "All Dead, All Dead", que foi escrita e também é cantada por Brian May. Brian aqui toca teclado e fala da morte do seu gato de estimação. A faixa 5 de News é a balada maravilhosa "Spread Your Wings". Aqui Freddie toca piano e nos presenteia com uma performance vocal emocionante. Pela primeira vez, uma música do Queen não contou com as famosas vocalizações. Aqui o dono do show é mesmo Freddie, mais uma vez comprovando que é e sempre será o maior vocalista de todos os tempos. Particularmente, eu não consigo escutar essa música sem derramar uma dúzia de lágrimas toda vez que a ouço. A próxima faixa se chama "Fight From The Inside" e também foi composta por Roger Taylor. Aqui Roger também canta, toca guitarra e baixo. Sim, a música foi praticamente tocada e gravada na sua totalidade por apenas um membro da banda. O guitarrista Slash do Guns ´N Roses disse que essa música tem um dos seus riffs preferidos.

A faixa 7 se chama "Get Down, Make Love" e traz uma letra com conteúdo sexualmente bem explícito. A música foi incluída nos shows da banda apenas como parte de um medley, nunca sendo tocada inteira. Na turnê do disco Hot Space, a banda reduziu a faixa apenas ao primeiro verso e refrão. "Get Down, Make Love" foi regravada pela banda Nine Inch Nails nos anos 90. A próxima música se chama "Sleeping On The Sidewalk" e foi composta e também é cantada por Brian May. Essa música foi gravada praticamente em apenas um take e traz o Queen numa versão com uma pegada bem blueseira. Já a música "Who Needs You" escrita por John Deacon traz ele e May tocando guitarras espanholas. Essa faixa com toques latinos traz Freddie em mais uma interpretação única e marcante. A penúltima faixa do disco se chama "It´s Late". Nessa música Brian usa uma técnica chamada tapping, que tempos depois foi popularizada por Eddie Van Halen. Brian escreveu a letra de "It´s Late" com três atos, como se fosse uma peça de teatro. A última música do disco se chama "My Melancholy Blues" e foi escrita por Freddie. Nessa faixa não tem guitarras ou backing vocals. Freddie mais uma vez dá o tom e apesar de carregar blues no nome, essa música é quase como uma homenagem ao jazz, mostrando mais uma vez a incrível capacidade do Queen de transitar por diversos estilos e gêneros.

News of The World é uma verdadeira aula de música e é daqueles discos obrigatórios na coleção de quem aprecia um bom rock e diversos estilos musicais!

Neste sábado, o Projeto Autobahn preparou uma festa mega especial pra comemorar o lançamento do filme Bohemian Rhapsody no Brasil e você poderá curtir todos os clássicos da banda na pista que mais toca Queen no Brasil!

Ronaldo Martins Lima