Notorious
Spandau Ballet - True

 


Capa

O álbum True do Spandau Ballet, é um dos principais discos de 1983, foi gravado no Compass Point Studios, que fica nas Bahamas, trazendo o maior hit dessa clássica banda New Romantic, com duração de seis minutos (na versão original), composta pelo líder do grupo, Gary Kemp. É uma música lenta que, em parte, presta uma singela homenagem ao artista Marvin Gaye, assassinado 1 ano antes de sua gravação.

FICHA

"Spandau Ballet - True"
Data de Lançamento:
1983
Número de Faixas: 8
Estilo: Synth Pop
Tempo Aproximado: 35 minutos

Faixa-a-Faixa:

Lado A
01. Pleasure - 3:30
02. Communication - 3:36
03. Code Of Love - 5:10
04. Gold - 4:49

Lado B
01. Lifeline - 3:33
02. Heaven Is A Secret - 4:24
03. Foundation - 4:04
04. True - 6:30


Baixo – Martin Kemp
Bateria – John Keeble
Guitarra, Backing Vocals – Gary Kemp
Teclados – Jess Bailey
Vocal – Tony Hadley
Engenheiro – Tony Swain
Engenheiro Assistente – Richard Lengyel
Escrito por – Gary Kemp
Produzido por – Spandau Ballet, Tony Swain, Steve Jolley


Gravadora: Chrysalis

O single de True foi o maior sucesso do álbum, chegando ao topo na Inglaterra em 1983, se tornando o sexto single mais vendido do ano. Fez um grande sucesso praticamente no mundo todo, liderando os pedidos nas rádio e as vendas em praticamente 20 países.

True também foi o maior sucesso do Spandau Ballet nos Estados Unidos, chgeando ao topo da tão cobiçada Billboard Hot 100 e no topo da Adult Contemporary, uma semana depois.

Outros singles do álbum foram, a maravilhosa "Gold" (segundo lugar na Inglaterra e top nos Estados Unidos), outro clássico New Romantic bastante tocado na pista Autobahn no começo da noite! Lifeline, também alcançou os primeiros lugares, quase todos os singles desse álbum chegaram no topo, se tornando um dos principais álbuns dos anos 80. Ainda podemos contar com a inesquecível Communication e "Pleasure". Lançamentos de álbuns posteriores da banda nunca igualaram o sucesso de “True” , a banda se separou em 1990, voltando apenas em março de 2009.

O álbum foi remasterizado em CD e SACD estéreo em 2003 para o seu 20 º aniversário. Em junho de 2010, uma edição especial foi lançada em 2 CDs e DVD como parte do Spandau Ballet 2010, relançamentos da série, com 12 "remasterizados remixes e lados-B, além de um CD ao vivo.


As músicas foram escritas por Gary Kemp:

True foi relançado em 2003 como uma edição de aniversário de 20 anos. Foi relançado como um CD single com as oito faixas originais, juntamente com o vídeo da música "Gold" e algumas imagens de Home Vídeo da banda.

O álbum de 8 faixas também foi reproduzido no formato de alta resolução Super Áudio CD como um SACD Hybrid (em estéreo apenas).

A música True voltou a fazer sucesso, após o PM Dawn praticamente assassinar a música usando samples dela como base de Set Adrift on Memory Bliss, não recomendo... infelizmente nos anos 90, virou moda estragar músicas alheias, e muitas bandas, acabaram usando a base de True para dezenas de remixes.

Lady Charisthy