|
FICHA
|
"Totalmente Selvagem - Soundtrack"
Data de Lançamento: 1986
Faixas: 10 faixas
Duração: 40 minutos aprox.
Estilo: Rock, Reggae, Synthpop
Faixa a Faixa:
Lado A
01. David Byrne & Celia - Loco De Amor (Crazy For Love) 3:45
02. Fine Young Cannibals - Ever Fallen In Love 3:48
03. UB40 - Zero, Zero Seven Charlie 3:48
04. Oingo Boingo - Not My Slav 4:23
05. Jimmy Cliff - You Don't Have To Cry 3:57
Lado B
01. Steve Jones - With You Or Without You 4:46
02. Sonny Okossun - Highlife 3:40
03. Jerry Harrison - Man With A Gun 4:32
04. New Order - Temptation 3:28
05. Sister Carol - Wild Thing 4:05
Gravadora: MCA Records |
|
|
Vamos falar de algumas músicas que compuseram a trilha sonora de um dos filmes mais legais dos anos 80: Totalmente Selvagem (Something Wild) de Jonathan Demme! Sim, o mesmo que já havia lançado de Casa com a Máfia com a maravilhosa Bizarre Love Triangle na trilha e mais tarde lançaria Silêncio dos Inocentes com Q Lazzarus...
Começa com “Loco de Amor”, cantada por nada mais, nada menos, que David Byrne em carreira solo (vocalista do Talking Heads), conta com uma percussão bem compassada, lembra muito o ritmo salsa, bem descontraída e dançante! Integrou o álbum Rei Momo que deu destaque aos estilos Afro-Cubanos como o merengue, samba, mambo e cha-chá-chá!
Segue com a versão de Fine Young Cannibals para “Ever Fallen In Love”, originalmente performada pela banda de punk rock Buzzcocks em 1978! Bem diferente e surpreendente, com o vocal inconfundível de Roland Gift e bateria bem evidente é muito cativante, tem uma levada crescente e é impossível ficar parado!
Agora, “Zero, Zero Seven Charlie” composta pela banda UB40 exclusivamente para o filme! Ela é totalmente instrumental, contém o saxofone (já marca registrada da banda), uma percussão rica em detalhes e constante, além dos teclados, mantendo uma crescente! Há também detalhes de mixagem na própria faixa, remetendo a um efeito “disc jockey"... É bem diferente e interessante!
Oingo Boingo marca presença com Not My Slave! O que falar dessa música? Simplesmente contagiante, ela dita uma cadência que é impossível não gostar! Com forte bateria e percussão contundente, ela inebria! Sem mencionar o vocal carismático de Danny Elfman que a escreveu! Fez parte do sexto álbum da carreira: Boi-ngo e sempre está presente na pista Autobahn!
Lembram do Jimmy Cliff? Aqui ele se mostra com “You Don't Have To Cry” um reggae bem típico mas de qualidade! Pelo título da música já dá para ter uma noção: possui tom romântico, bem tranquilinha e com letra bem longa...
Como toda boa trilha sonora deve ter rock, aqui ele é representado por Steve Jones com “With You Or Without You” e claro com guitarras bem destacadas! Isso já no começo da música, depois ela vai se tornando mais harmônica! Vale a pena conferir!
Ainda dentro da variedade eclética, quem aparece? “Temptation” da melhor banda do mundo: New Order! Simplesmente cativante, é uma das melhores músicas de todos os tempos! Ela mistura letra, efeitos, instrumentação, finalizando uma composição completa, com uma carga emotiva muito latente!
|
Você pode me perguntar quem é Sonny Okossun? Pois é... também não conhecia, mas “Highlife” é um ótimo cartão de visita! Esse nigeriano, hoje já falecido, contribuiu com essa faixa bem empolgante, contando com o clássico coral de mulheres típico do estilo Afrobeat que possui estruturas melódicas principais da música tradicional da África, mas tocada com instrumentos ocidentais! Muito legal!
Com uma nova roupagem, a clássica “Wild Thing” conhecida desde 1966 pela performance de The Troggs, aqui é bem reproduzida por Sister Carol! Na parte dos créditos, dando ênfase a sua voz aguda e latente, ela canta de uma maneira única! Talvez por isso, ela participou de outros filmes do diretor Jonathan Demme: Married to the Mob (De caso com a máfia) e Rachel Getting Married (O Casamento de Rachel)!